Pedro Ribeiro supera Silas

Belenenses 10-12-2019 12:26
Por Miguel Mendes

Foi o principal responsável pela grande surpresa da jornada 13 da Liga. O Belenenses travou (1-1) o FC Porto e Pedro Ribeiro saiu do quase anonimato para um mediatismo inédito no seu curtíssimo percurso. Não só pela exibição positiva da equipa, mas também pela ambição e arrojo no discurso assim que terminou o jogo. A fase da desconfiança, justificada pela sua pouca experiência - Pedro Ribeiro, com 34 anos, é o mais jovem treinador da Liga - parece estar ultrapassada.


Para tal, como quase sempre no futebol, são os resultados que definem tudo. E, olhando para os primeiros nove jogos oficiais na Liga de Pedro Ribeiro, a aposta foi... certeira. Um arranque auspicioso que, de resto, supera o registo conseguido pelo seu antecessor, Silas, atual treinador do Sporting, que, curiosamente, também se estreou como técnico principal na Liga ao serviço dos azuis.


Existem, aliás, algumas semelhanças e curiosidades no percurso de ambos. Pedro Ribeiro e Silas assumiram o comando com a época em andamento, após passagem pela equipa sub-23, e tiveram idêntico palco na estreia: o Estádio dos Barreiros.


Para já, apenas uma diferença. Pedro Ribeiro, nos seus primeiros nove jogos, somou 13 pontos, ao passo que Silas contabilizou 10. Acresce que o primeiro, durante este ciclo, já mediu forças com FC Porto e Sporting, enquanto Silas teve apenas o Benfica como adversário, jogo no qual arrancou também um precioso empate.


Números positivos para um treinador que, apesar de jovem, há muito que se encontra ligado ao futebol, tendo feito parte da equipa técnica liderada por Vítor Pereira durante vários anos. Começou como observador no FC Porto, com o então treinador dos dragões, e seguiu com ele para as experiências no Al-Ahli (Arábia Saudita), Olympiakos (Grécia), Fenerbahçe (Turquia) e TSV 1860 Munique (Alemanha).


Depois do saboroso empate com o FC Porto, Pedro Ribeiro premiou o plantel com dois dias de folga. O duelo com os dragões deixou marcas e a maior preocupação está centrada no guarda-redes Hervé Koffi, que sentiu dores no joelho direito após o encontro. Amanhã o burquinês fará um exame para avaliar a gravidade da lesão.
 

Ler Mais
Comentários (16)

Últimas Notícias

Mundos