Feira de São Bartolomeu dá nova vida ao castelo

Porto 20-08-2015 21:51
Por Nuno Pedro Fernandes
O Forte São João Batista, na Foz do Porto, volta a ser palco, até 30 de agosto, de mais um evento que promete animar aquela zona da cidade.

A Feira de São Bartolomeu (até ao ano passado conhecida como Feira de Artesanato) começou esta quinta-feira, no interior daquele monumento - noutros tempos a feira decorria ao lado, no Jardim do Passeio Alegre.

A feira, cuja entrada é, este ano, gratuita, possui diversos atrativos, desde o artesanato à gastronomia e espetáculos culturais e musicais: fado, folclore, samba, rock ou eletrónica compõem a variada ementa.

As portas do forte, também popularmente conhecido por castelo da Foz, estarão abertas, até dia 30, 12 horas diariamente, ou seja, das 11 às 23.

Em termos de artesanato, afinal de contas a origem desta feira que vai na 24.ª edição, organizada pela União das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, é possível admirar e adquirir trabalhos de diversos artesãos, tradicionais e modernistas, desde joalharia, bijuteria e decoração.

Mas as iniciativas não se resumem só à feira.

As Festas de São Bartolomeu de 2015 arrancaram já com o I Festival Conservas no Castelo (decorreu de 9 e 12 de julho no Forte de São João Baptista) e vão continuar: no próximo domingo (10 horas), por exemplo, também englobado no programa, haverá o Cortejo do Trajo de Papel, este ano sob a égide dos 600 Anos da conquista de Ceuta e da Epopeia dos Descobrimentos.

Fotos Pedro Trindade/ASF
Ler Mais

Últimas Notícias