Dos artigos em A BOLA ao LIVRO (João Oliveira)

Espaço Universidade Dos artigos em A BOLA ao LIVRO (João Oliveira)

ESPAÇO UNIVERSIDADE22.01.202120:35

Tudo "começou" no auditório do ISMAI, Vítor Serpa o Diretor de A Bola estava a apresentar mais um livro do Professor Doutor José Neto e as palavras o primeiro e o exemplo do segundo abriram a possibilidade de escrever no Espaço Universidade de A Bola Online e complementarmente escrever um livro. A abertura do Sr. Vítor Serpa e o exemplo do Professor Doutor José Neto libertaram o impulso de partilhar um conjunto de conhecimentos da área do comportamento organizacional.

Depois de uma conversa com o Professor José Neto, foi-me apresentado o Sr. Fernando Guerra e começou o exercício de comunicar conhecimento de uma forma diferente. Para isso, criamos um personagem, o Detetive Colombo, um contexto, o de um Clube de Futebol que depois de anos de glória atravessava o "deserto" e um problema para resolver: descobrir quem tinha matado a mudança (inovação, criatividade e progresso) no Clube.

Para descobrir quem tinha matado a mudança no Clube, o seu Presidente contatou o Detetive Colombo que ao investigar em conjunto com o Presidente, o Diretor Geral, o Treinador, o Coordenador da Formação e até o roupeiro descobriram 25 suspeitos de estarem a "matar" a mudança no Clube e aperceberam-se que eles podiam ser igualmente responsáveis de estar a "matar" a mudança em qualquer organização (uma escola, uma fábrica, um hospital, um clube, uma associação, ...).

Agora, essas 25 histórias deram lugar a um livro que já está publicado (ver AQUI) e não podiamos deixar de passar o momento para agradecer a quem nos "abriu a portal", a quem nos mostrou o caminho, "pelo exemplo", e a quem validou esta ideia. Refiro-me concreta e respetivamente ao Sr. Vitor Serpa, Prof. Doutor José Neto e ao Sr. Fernando Guerra.

Obrigado a Todos.