Queijo português distinguido em concurso mundial

Sociedade 22-10-2019 22:33
Por Redação

O queijo de ovelha amanteigado da Queijaria do Monte da Vinha conquistou uma das 300 medalhas de ouro nos 'World Cheese Awards' (Prémios Mundiais do Queijo), evento mundial que aconteceu na cidade de Bérgamo (Itália).

 

A 32.ª edição contou com 3809 queijos oriundos de 42 países e seis continentes — da lista de premiados, incluindo medalhas de bronze, prata, ouro e super ouro, este é o único português, tendo recebido, por isso, o título de «melhor queijo português» da competição.

 

Nota: ainda não se sabe ao certo quantos queijos nacionais estiveram em prova.

O queijo luso foi escolhido em prova cega por um júri composto por cerca de 300 membros, que, durante dois dias, os avaliou 84 mesas.

 

Os provadores trabalharam em equipas de três para identificar os queijos dignos das medalhas de ouro, prata ou bronze.

 

Cada uma das equipas nomeou, depois, um queijo excecional como ‘super ouro’ de cada uma das mesas — estes foram avaliados uma segunda vez por 16 especialistas internacionais, que escolheram um queijo para campeão na fase final. 

 

O júri teve em conta a aparência, a textura, o aroma e, naturalmente, o sabor dos quase 4000 queijos a concurso — um novo recorde, já que em 2018 foram provados 3472 queijos de 41 países.

 

O grande vencedor do concurso foi o norte-americano ‘Rogue River Blue’, queijo orgânico feito com leite de vaca.

 

Em segundo e terceiro lugar ficaram, respetivamente, o italiano ‘Nazionale del Parmigiano Reggiano’ e o espanhol ‘Torta del Casar D.O.P. Virgen Del Prado’.

 

Já agora: o queijo da Queijaria do Monte da Vinha — 100% artesanal, feito apenas com leite cru de ovelha, sal e cardo — não figurou entre os melhores dos melhores, mas levou uma medalha de ouro para casa.

 

O Prémios Mundiais do Queijo reúne produtores, fornecedores, consumidores e críticos gastronómicos desde 1988, ano em que aconteceu a primeira edição, em Londres (Inglaterra).

Ler Mais

Últimas Notícias