Baixas médicas já estão disponíveis online

Saúde 09-10-2019 23:14
Por Redação

Qualquer cidadão já pode ter acesso à sua baixa médica em suporte digital, emitida pelo médico de família, através do Registo de Saúde Eletrónico, disponível na Área do Cidadão do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

 

Via internet, a baixa médica ou o Certificado de Incapacidade Temporária podem ser consultados, guardados e remetidos por correio eletrónico para o local de trabalho.

 

Atenção: o documento original deve, depois, ser entregue na entidade empregadora.

 

De acordo com uma nota de imprensa da SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde) esta funcionalidade permite, também, que o utente consulte o histórico de todas as baixas médicas prescritas ao longo da sua vida.

 

«No contexto da simplificação de processos na área da saúde, o acesso à baixa médica sem papel vem juntar-se a um conjunto de outras funcionalidades, como a consulta aos resultados de exames, aos guias de tratamento, ao boletim de vacinas e a muitos serviços eletrónicos, nomeadamente marcar consultas, pedir isenção das taxas moderadoras, entre outros», refere a SPMS.

 

Além disso, a SPMS faz notar que a possibilidade do utente fazer a gestão da sua informação de saúde, recolhida nas instituições SNS, e autorizar a partilha dessa informação clínica com profissionais de saúde «são vantagens da Área do Cidadão do Portal SNS, inserida no Registo de Saúde Eletrónico».

 

Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pela SPMS e «foi o primeiro serviço da Administração Pública a ficar protegido com autenticação forte, quando em maio deste ano, o registo passou ser feito, exclusivamente, com Cartão do Cidadão ou Chave Móvel Digital».

 

Mais de 2,2 milhões de utilizadores estão inscritos na Área do Cidadão do SNS, que, até ao final do ano, vai disponibilizar novas funcionalidades (www.sns.gov.pt).

Ler Mais

Últimas Notícias