Este ano o verão chega mais cedo e haverá ondas de calor a atingir os 43 graus

País 21-05-2019 19:17
Por Redação

Ondas de valor intenso vão varrer a Europa desde Portugal até à Polónia e Hungria este verão, com o calor a começar já em junho. O site AccuWeather anunciou as previsões para o verão de 2019 e avaliou que Península Ibérica poderá ter ondas de valor - vários dias consecutivos - com temperaturas que podem atingir os 43 graus.

 

As previsões apontam também para os termómetros a bater nos 40 graus no sul e leste de França em julho e no início de agosto.

«O calor será mais persistente que no verão passado, em que foram registadas temperaturas recorde em partes de Portugal, Bélgica, Holanda, Alemanha e Escandinávia, mas que em geral duraram apenas uma semana de cada vez», refere o site. 

«Temperaturas de 38 graus ou mais poderão ocorrer na França, Bélgica, Holanda, Polónia, Eslováquia e Hungria. Os locais mais quentes de Portugal e Espanha sofrerão ondas de calor de vários dias com temperaturas a chegar ou passar dos 43 graus», sublinha.  

 

O verão quente logo no início poderá favorecer uma vaga de incêndios mais para o final. «Os incêndios são um dos grandes problemas no norte de Portugal e de Espanha, tal como nos Alpes na Alemanha e na República Checa. As ondas de calor e o clima seco dos próximos meses vão secar a vegetação e na segunda metade do verão vai aumentar bastante a possibilidade de surgirem grandes incêndios.»

Ler Mais

Últimas Notícias