Marcelo Rebelo de Sousa condecorou Universidade Católica

Educação 11-10-2018 22:40
Por Redação

O Presidente da República condecorou, esta quinta-feira, a Universidade Católica Portuguesa (UCP), com o título de membro honorário da Ordem da Instrução Pública por «cinco décadas de devotado serviço à educação e à cultura».

 

A condecoração aconteceu no encerramento de um ciclo de conferências que assinalou os 50 anos da UCP, nas instalações da instituição, em Lisboa.

 

Na presença da reitora, Isabel Capeloa Gil, e do chanceler desta universidade e Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o Chefe de Estado declarou.

 

«Excelências, nunca é tarde para cumprir um dever de consciência. No caso, um dever de consciência nacional. Este é, pois, o momento de reconhecer formalmente o contributo da Universidade Católica Portuguesa a Portugal, que o mesmo é dizer aos portugueses - cinco décadas de devotado serviço à educação e à cultura, de notável sentido de missão comunitária, de porfiada preocupação de bem comum», juntou.

 

Marcelo Rebelo de Sousa enalteceu o «mérito de chanceleres, reitores, dirigentes, professores, funcionários, de pais, alunos, benfeitores, de amigos» e «de toda a Igreja Católica», que considerou ser «elemento integrador da identidade nacional».

 

«Eis por que importa assinalar essas cinco décadas através da atribuição do título de membro honorário da Ordem da Instrução Pública, em nome de Portugal», defendeu.

 

A Ordem da Instrução Pública premeia altos serviços prestados à causa da educação e ensino.

Ler Mais

Últimas Notícias