Surto de Covid-19 pode estar associado à nova estirpe da África do Sul

Belenenses SAD 27-11-2021 12:52
Por Ana Soares

A origem do surto de Covid-19 no Belenenses SAD, com 17 positivos, 14 dos quais jogadores, poderá ser Cafú Phete, que regressou recentemente da África do Sul - antes do jogo com o Caldas, no passado domingo, dia 21, para a Taça de Portugal e até jogou -, país no qual foi detetada pela primeira vez a variante B.1.1.529, entretanto batizada de Omicron pela Organização Mundial de Saúde.

 

Rui Pedro Soares, presidente da SAD, admitiu que possa ser esse o caso, o que colocaria assim a variante, detetada na Bélgica e na Alemanha, já em Portugal.

 

«A hipótese tem de ser considerada: ele chegou há 9 dias a Portugal, já tinha tido Covid-19 mais que uma vez e está no grupo de casos que está positivo (esta é a terceira vez). A hipótese de [a origem] ser a ele tem de ser colocada; todos estão vacinados, o  Cafu também está. A maior parte está assintomática, temos um caso que não passou bem a noite», disse.

 

Yaya Sithole, outro sul-africano do plantel, ainda está no seu país e, dadas as restrições de viagens para o continente, não conseguirá regressar tão cedo a Portugal, ele que não recebeu autorização para regressar por motivos burocráticos.

 

«A situação do Yaya deixa-me perplexo – mora cá há quase 5 anos e não tem cartão de residente; há anos que esperamos que tenha cartão de residente. Viajará quando for permitido. Não sabemos se fez teste», explicou Rui Pedro Soares, presidente da SAD, este sábado, em conversa via Zoom com os jornalistas.

Ler Mais
Comentários (6)

Últimas Notícias