Task-force extinta à beira dos 85% da população vacinada

COVID-19 28-09-2021 10:52
Por Redação

O vice-almirante Gouveia e Melo conduziu esta terça-feira a última reunião sobre o plano de vacinação contra a covid-19, nas instalações da task force, em Oeiras. Com o país próximo de atingir os 85% da população totalmente vacinada, a task-force será extinta e entrará numa fase de transição para a vacinação contra a gripe. 

 

«Estamos com 86,5% das primeiras doses e já passamos os 84% de segundas doses, a caminho dos 85%», disse o vice-almirante, que falou já em jeito de despedida e casa arrumada para o que ainda falta fazer. 

 

Gouveia e Melo disse que chegaram 20 milhões de vacinas e que cerca de dois milhões de vacinas («10% que adquirimos») foram doadas, destas 17,5 milhões ficaram em território nacional. O vice-almirante informou ainda que, atualmente, há dois milhões de vacinas armazenadas, por forma a assegurar a vacinação de terceiras doses a quem necessitar - aguarda-se indicação da agência europeia do medicamento. 

 

Da task force vai sair um grupo que vai trabalhar diretamente para o Ministério da Saúde deste haverá três subgrupos para ajudar processo de vacinação contra a gripe e na eventual terceira dose contra a covid-19 antes do fim de dezembro.

 

O primeiro-ministro António Costa confirmou o fim da task-force. «Neste momento de render da guarda queria agradecer-lhe muito pessoalmente e a toda a equipa que agora segue para novas missões. Todos foram essenciais. Mas o contributo das Forças Armadas foi essencial e acho justo referir que o vice-almirante e toda a sua equipa deram um contributo fundamental para que país reconheça o quão importante é o investimento nas Forças Armadas»,  disse, dirigindo-se ao vice-almirante Gouveia e Melo.

Ler Mais

Últimas Notícias