Proibição de circulação entre as 23h e as 5h e nas tardes de fim de semana

País 08-11-2020 08:33
Por Redação

O primeiro-ministro António Costa revelou na noite de sábado as novas medidas de combate à propagação do novo coronavírus, após reunião do Conselho de Ministros.

 

A medida mais restritiva é a limitação de circulação na via pública nos 121 concelhos de risco, entre as 23h e as 5h, mas também uma medida mais dura:  Nos próximos dois fins de semana, os que estão enquadrados no decreto de estado de emergência, haverá uma limitação da circulação na via pública ao fim de semana das 13 horas até às 5h, ou seja, afetando bastante a restauração e o comércio.

 

«Proibição de circulação, nos concelhos determinados com risco elevado, em espaços e vias públicas diariamente entre as 23h00 e as 05h00, bem como aos sábados e domingos entre as 13h00 e as 05h00, exceto deslocações urgentes e inadiáveis», refere o documento do Conselho de Ministros que pode ser consultado aqui

 

«Temos mais de seis mil novos casos por dia. Significa isto que as medidas adotadas desde outubro não tem sido suficientes para controlar o crescimento da pandemia», disse, reconhecendo o impacto que a medida acima terá dos dois setores - embora seja permitido aos estabelecimentos funcionarem em take away e entregas até às 13 horas.

 

Noutras medidas, a primeira medida tem a ver com o controlo de temperatura corporal no acesso a locais de trabalho, estabelecimentos de ensino e meios de transporte. Outra é a «possibilidade de realização de testes de diagnóstico para acesso a estabelecimentos de saúde, lares, estabelecimentos de ensino, na entrada e saída do território nacional e estabelecimentos prisionais» e ainda a «utilização de estabelecimentos de saúde dos setores privado e social». Vai haver a «mobilização de recursos humanos para reforço da capacidade de rastreio».

Ler Mais

Últimas Notícias