«Portugal contra quarentenas gerais admite negociações no quadro da UE» - DN

Revista de Imprensa 19-05-2020 08:27
Por Redação

«Portugal acompanha a posição da Comissão Europeia «de que não devem ser adotadas, unilateralmente, quarentenas de caráter geral», impondo aos viajantes 14 dias de recolhimento ainda que não apresentem qualquer sintoma de covid-19. Um dos países que tem esta medida em vigor, atualmente, é a Espanha.
 

O DN questionou o Ministério da Administração Interna sobre se estão a ser desenvolvidas negociações bilaterais com outros países para isentar os cidadãos portugueses da obrigação de quarentena, tal como outras capitais europeias já admitiram estar a fazer. Uma questão que o ministério liderado por Eduardo Cabrita deixa sem resposta, mas admitindo negociações no quadro da União Europeia com o mesmo fim.

 

«Portugal não se pronuncia sobre as decisões soberanas de outros Estados Membros para combater a pandemia e às quais ficam sujeitos os cidadãos portugueses que passem pelas respetivas fronteiras», começa por referir o ministério, mas acrescentando que o país «apoia a posição da Comissão Europeia de que não devem ser adotadas, unilateralmente, quarentenas de caráter geral» - ou seja, aplicadas a todas as pessoas que chegam a um território, ainda que não tenham quaisquer sintomas de covid-19.
 

O MAI aponta as recomendações apresentadas na passada semana pela Comissão Europeia, visando o «restabelecimento gradual da livre circulação» no espaço europeu e que pressupõem a «realização de negociações em que Portugal participa com os outros Estados membros».

 

O objetivo estabelecido pela Comissão Europeia passa pelo levantamento gradual das restrições à circulação no espaço europeu, tanto quanto possível de forma uniforme, pelo menos entre países que apresentem uma situação epidemiológica semelhante. Na mira está, em grande medida, o regresso de alguma atividade turística, um setor que assume enorme importância no PIB de alguns países, entre os quais se inclui Portugal.»

 

 

 

Ler Mais

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Revista de Imprensa28-05-2020 08:37
«Se não contolamos o surto junto dos mais desfavorecidos, todos seremos prejudicados» - Jornal i
Revista de Imprensa28-05-2020 08:24
«Bruxelas oferece 15 mil milhºoes a Portugal a fundo perdido mas quer cinco novos impostos» - DN
Revista de Imprensa28-05-2020 08:23
«Polícias obrigados a usar colete à prova de bala após casos de violência nas ruas» - JN
Revista de Imprensa28-05-2020 08:13
«Estado investe 2000 milhões nas linhas mas comboios não aceleram» - Público
Revista de Imprensa27-05-2020 08:40
«Há pessoas aposentadas que estão a aprender línguas» - Jornal i
Revista de Imprensa27-05-2020 08:34
«Finanças admitem que estão a atrasar os pagamentos dos reembolsos do IRS» - DN

Últimas Notícias