China envia equipa para a Coreia do Norte de modo a obter informações sobre Kim Jong-un

Coreia do Norte China envia equipa para a Coreia do Norte de modo a obter informações sobre Kim Jong-un

INTERNACIONAL25.04.202022:52

A China enviou uma equipa para a Coreia do Norte constituída por médicos especialistas com o objetivo de dar assessoria ao país sobre Kim Jong-un e obter informações sobre o líder norte-coreano, de acordo com a Reuters, citando três fontes que se recusaram a identificar dada a sensibilidade do tema. A equipa, liderada por um membro sénior do departamento de ligações internacionais do Partido Comunista Chinês, deixou Pequim na quinta-feira.

A viagem dos médicos chineses e dos oficiais surge numa altura em que muito se especula sobre o estado de saúde do líder coreano, que não é visto em público há mais de duas semanas. A imprensa internacional noticiou que Kim Jong-un está a recuperar de uma cirurgia cardiovascular, a 12 de abril.

Contudo, várias vozes do governo sul-coreano negaram a informação e até o Presidente norte-americano, Donald Trump, desvalorizou a informação. «Creio que essa informação estava errada. Penso que foi uma notícia falsa da CNN», afirmou Trump, em conferência de imprensa, na quinta-feira passada.

Este sábado, o portal TMZ avançou que «o ditador norte-coreano Kim Jong-un morreu» depois da cirurgia, citando uma vice-diretora de um canal televisivo de Hong Kong, que teve acesso a «uma fonte muito sólida» que lhe terá dado essa informação.