Damasco anuncia ter recuperado controlo da cidade de Alepo

Síria Damasco anuncia ter recuperado controlo da cidade de Alepo

INTERNACIONAL16.02.202022:02

O regime sírio garantiu, este domingo, ter recuperado o controlo da cidade de Alepo, apesar de continuar a ofensiva contra o movimento ‘jihadista’ no noroeste do país, segundo organizações internacionais e media estatais.

Alepo é a segunda maior cidade da Síria e capital de uma região com o seu nome que tinha sido tomada de assalto pelo Estado Islâmico, tendo, desde então, sido alvo de sucessivos ataques por tropas internacionais e do regime do presidente Bahsar al-Assad.

Os media sírios garantem que o exército governamental conseguiu controlar Alepo, apoiado por ataques aéreos dos aliados russos.

O movimento ‘jihadista’ na região, controlado pela fação Hayat Tahrir al-Cham, dominam ainda parte importante da região de Idelb e setores adjacentes, como as regiões de Alepo, Hama e Latakia.

Após intensos ataques, ao longo dos últimos dias, as forças armadas leais ao regime de Bashar al-Assad conseguiram o controlo de todas as localidades ao redor de Alepo, pela primeira vez, desde 2012, «protegendo a cidade dos ataques rebeldes», de acordo como o Observatório de Direitos Humanos da Síria.

Segundo esta organização não-governamental, as forças sírias «progrediram rapidamente no norte e oeste da província de Alepo, após a retirada total das fações rebeldes, tendo assumido o controlo de 30 aldeias».

O exército sírio terá também controlado uma importante via de acesso que liga Alepo à capital Damasco.

Desde dezembro, mais de 800 mil pessoas foram deslocadas da região, fugindo dos violentos conflitos que já provocaram mais de 380 mil mortos.

Apoiadas pela Rússia e Irão, as forças do regime sírio já recuperaram mais de 70% do território.