Novo estudo defende que há sete continentes (e não seis)

Ciência 15-02-2020 20:41
Por Redação

Um grupo de cientistas garante que existem sete continentes (e não seis) e um sub-continente (Índia).

 

De acordo com um estudo publicado na revista Geology, há um continente que se encontra, em parte, submerso e que baptizaram ‘Zelândia’. 
 

De acordo com o estudo, para ser considerado um continente, «o pedaço de terra deve ter mais de um milhão de metros quadrados, não estar ligado a outros continentes e estar elevado acima da área circundante».

 

«A Zelândia é um continente que se encontra submerso no Oceano Pacífico e dele apenas podemos vislumbrar as suas montanhas mais altas, as ilhas da Nova Zelândia e da Nova Caledónia», explica Laia Alegret, paleontóloga da Universidade de Saragoça (Espanha) e co-autora do estudo.

 

«O que difere este continente dos restantes seis é que este tem uma geografia muito pouco comum, já que maior parte da sua extensão está debaixo de água, a um quilómetro de profundidade», explicou.

A Zelândia tem uma extensão de cerca de 5 milhões de quilómetros quadrados e apenas 7% da sua extensão está acima da linha de água, sob a forma de milhares de ilhas.

 

Todos esses arquipélagos são, portanto, «topos de montanha que se elevam a cerca de 1000 metros de altitude a partir do pedaço de terra principal».

O continente é habitado por cinco milhões de pessoas, sendo, então, o segundo menos populoso, a seguir à Antártida. 
 

Ler Mais

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Últimas Notícias