Comboios a vapor regressam à linha do Vouga este mês

País 10-12-2019 17:35
Por Redação

Câmara de Águeda e a Comboios de Portugal (CP) querem dinamizar o turismo ferroviário na linha do Vouga e serem referência internacional nos comboios a vapor.

 

Para este mês, estão previstas três circulações com as carruagens históricas do ‘Vouguinha’ a serem rebocadas pela velha locomotiva Mallet E214… alimentada a carvão!

 

A linha do Vouga, única via estreita a funcionar no País, é uma referência internacional dos comboios a vapor.

 

Embora a exploração do comboio seja feita pela CP, a Câmara de Águeda associa-se com apoio logístico, animação a bordo e organização das visitas à secção museológica de Macinhata do Vouga.

 

Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda, deseja que a economia da região gire também em torno dos comboios históricos e do museu ferroviário. E não tem dúvidas que as circulações a vapor serão um êxito, pois só na semana passada, durante uma marcha de ensaios para formação de maquinistas, havia cerca de 90 trainspotters a fotografar o comboio.

 

Mais: a Câmara de Águeda tem sido inundada com telefonemas nacionais e estrangeiros para saber quando começam a circular os comboios a vapor.

 

O edil quer que, à semelhança do Jardim Zoológico, do Portugal dos Pequeninos, ou do Oceanário, também o comboio histórico do Vouga seja uma das atividades que a crianças portuguesas experimentem pelo menos uma vez na vida.

 

A locomotiva Mallet E214, que vai ser a estrela das próximas viagens funciona a carvão, ao contrário do comboio histórico do Douro, cuja caldeira foi transformada para queimar gasóleo.

 

Em ambos os casos o efeito é o mesmo: vapor a sair da chaminé, uma vez que os entusiastas da ferrovia valorizam a autenticidade do cheiro a carvão, colocado num fogueiro para a fornalha da locomotiva.

 

Esta máquina foi construída em 1923 pelo fabricante alemão Henschel & Sohn e enviada para Portugal como indemnização da I Grande Guerra.

 

Circulou nas linhas do Corgo (Régua-Chaves) e do Sabor (Pocinho -Duas Igrejas) tendo sido encerrada em 1989 - foi recuperada há dois anos nas oficinas de Contumil, no Porto.

 

Já o presidente da CP, Nuno Freitas, está a procurar apoios para desenvolver um projeto para pôr a circular no Vouga também as locomotivas E97, E113, E143 e E162, com o objetivo de fazer daquela linha um museu vivo de vapor com visibilidade à escala mundial.

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