Fórmula 1 Leclerc recua três lugares na grelha de partida para a corrida de Sprint
Grande Prémio da Áustria movimentado para os comissários da Fórmula 1, com várias mãos cheias de penalizações a pilotos tanto por violações dos limites da pista nas qualificações como por impedirem voltas rápidas de adversários, devido ao excesso de 'tráfego» no Red Bull Ring, circuito de alta velocidde que tem apenas 4,318 km e 10 curvas! A novidade mais recente é o castigo aplicado a Charles Leclerc, da Ferrari, que perdeu três lugares na grelha de partida para a corrida de Sprit (24 voltas) com início marcado para as 15.30 horas de Portugal Continental. Na prática, o monegasco, que tinha conseguid o sexto melhor tempo da sessão, arranca de novo, perdendo posições para Fernando Alonso, Lance Stroll e Esteban Ocon.
De acordo com os comissários da Fórmula 1, Leclerc, durante o primeiro segmento do Shootout realizado esta manhã para arrumação da grelha de partida para o segundo Sprint de 2023 - o primeiro realizou-se na ronda 4 do campeonato, em Baku, no Azerbaijão -, 'travou' Oscar Piastri, da McLaren-Mercedes, impedindo o australiano de lutar pelo apuramento para o segmento seguinte da qualificação. Aparentemente, não existindo mudança nas condições climatéricas, 24 voltas sob chuva e sobre piso molhado, o que aumenta a incerteza sobre os resultados. Max Verstappen encontra-se na 'pole position' é o favorito a vitória que vale 8 pontos para as contas do Mundial.
Em Baku, Leclerc, arrancando da 'pole', terminou a corrida de Sprint na segunda posição, entre os Red Bull-Honda RBPT de Sergio Pérez (primeiro) e Max Verstappen (terceiro). Em baixo, a grelha de partida definitiva.
Grelha de partida para o Sprint:
1.º Max Verstappen, Red Bull-Honda RBPT
2.º Sergio Pérez, Red Bull-Honda RBPT
3.º Lando Norris, McLaren-Mercedes
4.º Nico Hulkenberg, Haas-Ferrari
5.º Carlos Sainz, Ferrari
6.º Fernando Alonso, Aston Martin-Mercedes
7.º Lance Stroll, Aston Martin-Mercedes
8.º Esteban Ocon, Alpine-Renault
9.º Charles Leclerc, Ferrari
10.º Kevin Magnussen, Haas-Ferrari
11.º Alexander Albon, Williams-Mercedes
12.º Pierre Gasly, Alpine-Renault
13.º Yuki Tsunoda, AlphaTauri-Honda RBPT
14.º Nyck de Vries, AlphaTauri-Honda RBPT
15.º George Russell, Mercedes
16.º Zhou Guanyu, Alfa Romeo-Ferrari
17.º Oscar Piastri, McLaren-Mercedes
18.º Lewis Hamilton, Mercedes
19.º Valtteri Bottas, Alfa Romeo-Ferrari
20.º Logan Sargeant, Williams-Mercedes