GP São Marino: Jorge Martín vence sprint com Miguel Oliveira em 15.º
Madrileno dilatou para 26 pontos a vantagem que detém sobre o bicampeão Francesco Bagnaia. Miguel partiu mal e andou as 13 voltas a recuperar posições
Miguel Oliveira (Aprilia) foi, este sábado, 15.º classificado na corrida sprint do Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda da das 20 que constituem o campeonato de 2024. O piloto português da Trackhouse Racing, que largou da 18.ª posição terminou a 21,995 do espanhol Jorge Martín (Ducati), o mais rápido da prova em Misano, superando os italianos Francesco Bagnaia (Ducati) por 1,495 s e Franco Morbidelli (Ducati), terceiro, a 1,832.
Oliveira, que nos treinos oficiais da véspera sentira problema de aderência dos pneus à pista nas travagens antes das curvas, fez uma má partida e baixou ao 20.º lugar. No entanto, foi conseguindo recuperar posições terminando em 15.º ao cortar a meta.
Já Jorge Martín (311), que no passado fim de semana, no que GP de Aragão, onde foi 2.º, havia assumido o comando do Mundial, saiu do 4.º lugar da grelha e só parou no centro do pódio, dilatando a vantagem de 23 pontos que detinha sobre Bagnaia (285), teve a ‘pole position’, para 26, com Marc Márquez (Ducati) em 3.º (234) e Oliveira a manter-se em 13.º (60).
«Depois do arranque, a minha corrida foi um desastre. Perdi a primeira posição e, a partir daí, já não deu para fazer nada. O Jorge [Martin] estava muito forte nas travagens», contou Pecco Bagnaia, campeão em 2022 e 2023.
Para Martin, que amanhã procurará ganhar o terceiro grande prémio da temporada, algo que não consegue desde maio, em França, apesar de depois ter somado cinco 2.º lugares, o ritmo que impôs foi determinante para ter vencido a quinta corrida sprint. «Estou supercontente. Foram 13 voltas em ritmo de qualificação. Mas amanhã será outra história. No entanto estou confiante num bom resultado».