CPT4X4: Cláudio Ferreira é o primeiro bicampeão absoluto (FOTOS)

Todo o terreno 20-11-2019 17:00
Por Redação

Na derradeira etapa do Campeonato Portugal Trial 4x4 2019, que decorreu em Vandoma, Paredes, Cláudio Ferreira (Auto Higino) escreveu nova página na história da competição ao ser o primeiro piloto a sagrar-se bicampeão absoluto*.  

Numa pista cem por cento natural, que levou ao recinto perto de três mil pessoas, a luta pelo título era renhida e Cláudio Ferreira conseguiu repetir a vitória do ano passado, depois de ter tido alguns percalços, nomeadamente nas provas de Mação e Famalicão, em que não alcançou os resultados desejados, nunca baixou os braços e no final das três horas de resistências alcançou o tão desejado ouro no pódio e ao qual junta o título de tricampeão da classe Super Proto.  

«Foi um ano de mudanças, tivemos azar em duas provas em que o carro cedeu, houve troca de navegador e o Tiago portou-se como um campeão», realçou o piloto Cláudio Ferreira.

Na classe Super Proto coube a Rui Rocha (Team Rj69) conseguir o objetivo nacional. Chegou a Paredes em desvantagem, com menos 12 pontos do que Marcelo Lopes (Team Lucrofusão) mas saiu-se melhor nas três (duras) horas de resistência conquistou a vitória que lhe valeu o título de campeão da classe Proto.

«Não acreditava ser possível esta vitória, mas conseguimos», desabafou Rui Rocha.

Já Carlos Gomes e Rafael Gomes entraram em pista apenas para confirmar o título na classe de Extreme e logo no ano de estreia e tiveram a companhia de João Fernandes, que já havia conquistado o título nacional de Promoção na última etapa, em Moimenta da Beira, e no derradeiro circuito quis experimentar a classe Extreme e, diga-se, foi muito bem sucedido, tendo terminado em primeiro lugar, com 14 voltas ao circuito, mais cinco do que segundo e terceiro classificados, respetivamente.


«Além de termos tido alguns azares e de a pista ser um bocado dura, foi mesmo para nos divertirmos e estar com os amigos, o título estava garantido», disse Carlos Gomes.


Em relação à experiência de João Fernandes, o piloto deixou em aberto em que classe competirá na próxima época: «É diferente… A pista é diferente e apesar do carro não ser apropriado, qualquer toque amassa logo, ao contrário dos outros, foi uma boa experiência», João Fernandes.

Destaque-se ainda as vitórias de UTV/Buggy de Carlos Martins/João Pinto (Reciclopeças Team) e na classe Fun de César Carneiro de Nuno Urbano e Paulo Luís Rosário (Urbano & Urbano).

Os campeões nacionais de trial 4x4 têm presença garantida na Gala dos Campeões da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting modalidade, agendada para 12 de janeiro, no Fórum Cultural de Ermesinde.

* Apenas as classes Proto e Super Proto discutiram o título Absoluto que coroa o campeão dos campeões, sendo que a pontuação por prova foi atribuída consoante o máximo número de voltas ao circuito em menos tempo. 

 

Confira os pódios:

Classe Absoluto
1.º Auto Higino (Cláudio Ferreira/Tiago Couto) – Crawler Mercedes – 10 voltas
2.º Sem Stress (Laurindo Mendonça/Dalilo Freitas) – Jimmy Proto Crawler – 9 voltas
3.º Full Stress (Sérgio Ferreira/Luís Moreira) – Jimmy’s 4x4 48PC2 – 8 voltas

Classe Super Proto
1.º Auto Higino (Cláudio Ferreira/Tiago Couto) – Crawler Mercedes
2.º Sem Stress (Laurindo Mendonça/Dalilo Freitas) – Jimmy Proto Crawler
3.º Full Stress (Sérgio Ferreira/Luís Moreira) – Jimmy’s 4x4 48PC2

Classe Proto
1.º Team RJ69 (Rui Rocha/Pedro Campos) – Toyota Land Cruiser BJ40
2.º Mister Reboques/Lucrofusão (António Henriques/Ivo Mendes) – Proto XS5
3.º Oficina Bacelo (Luís Bacelo/Hugo Martins) – Nissan Patrol

Classe Extreme
1.º Jovi Team (João Fernandes/Tiago Alves) – Nissan Patrol GR (Y60A)
2.º Exigente TT (Bruno Bastos/João Bastos) – Nissan Patrol Y 60
3.º Team Rafael e Gomes (Carlos Gomes/Rafael Gomes) – Nissan Proto

Classe Promoção
1.º Team Sequeiros (César Carneiro/Paulo Silva) – Suzuki Samurai

Classe UTV/Buggy
1.º Reciclopeças Team (Carlos Martins/João Pinto) – Bombardier Can-Am Maverick

Classe Fun
1.º Urbano&Urbano (Nuno Urbano/José Luís Rosário) – Nissan Patrol Y60
2.º Clean TT (Pedro Pereira/Marcelo Melo) – Nissan Patrol

Fotos GoAgency

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias