Sporting soma 13.ª vitória consecutiva no campeonato
Leões foram a Guimarães vencer o Vitória por 28-35 em partida da jornada 13 do campeonato nacional Andebol 1 e reforçaram a liderança sobre o FC Porto, que adiou o clássico com o Benfica para 4 de dezembro
Em estado de graça no campeonato português e na Liga dos Campeões, o Sporting somou mais um triunfo e aumentou para 13 a série consecutiva vitoriosa na competição nacional, impondo-se em Guimarães, ao Vitória, sem sobressaltos, mas também sem carregar a fundo no acelerador.
Com naturalidade, os leões, que chegaram à cidade-berço sob efeito da belíssima vitória, a meio da semana, sobre os franceses do PSG para a Champions, competição em que continuam com exibições e resultados excecionais, adiantaram-se desde cedo no marcador, chegando ao 1-4.
Os vimaranenses reagiram, e numa das suas melhores fases no jogo, empataram após parcial de 3-0. Os campeões nacionais sentiram o toque e replicaram com um período de claro ascendente que resultou em 10-14 à passagem pelo minuto 15. Quatro golos de vantagem que a equipa verde e branca geriu até ao intervalo (14-18).
Sempre a jogar em zona de conforto e a um ritmo moderado, o Sporting aumentou paulatinamente a distância no marcador na segunda parte, chegando aos sete golos à entrada dos derradeiros dez minutos (17-24). A partir daí, assistiu-se a alternância de golos nas duas balizas, com os sportinguistas a reduzir a intensidade nas ações defensivas.
Com oito golos, Francisco ‘Kiko’ Costa, do Sporting, foi o melhor marcador do jogo, seguido do companheiro de equipa Jan Gurri, com seis.
O treinador leonino, Ricardo Costa, admitiu cansaço da equipa. «Estivemos melhor na parte ofensiva do que na defensiva, pois consentimos alguns espaços ao pivô e aos centrais principalmente na 1.ª parte. Na 2.ª, estivemos melhor e andámos sempre nos sete golos de vantagem. Senti a equipa um pouco cansada, mas é normal depois de um jogo difícil e de muita exigência, frente ao PSG, e de termos tido pouco tempo entre jogos, mas tivemos a capacidade de ganhar, que era o mais importante».
A formação leonina volta a jogar na quinta-feira (dia 28), para a Champions, no Pavilhão João Rocha, frente ao Dínamo de Bucareste, adversário contra o qual sofreu, na Roménia, a primeira das duas únicas derrotas na competição.