Sporting desperdiça vantagem e empata na ronda de qualificação para a Taça Europa
Equipa de Luís Magalhães esteve a perder apenas durante 36 segundos, mas só não saiu derrotado porque Minchev falhou o lance livre decisivo. Decisão fica para o João Rocha, na próxima sexta-feira
O que ia sendo um balde de água fria para enregelar o leão, acabou como um suspiro de alívio que se traduziu num pouco habitual empate em basquetebol. O Sporting foi à Bélgica defrontar o Spirou em jogo da 1.ª mão da fase de qualificação para a fase de grupos da Taça Europa, liderou o marcador durante quase todo o encontro, só esteve por trás no marcador durante 36 segundos, mas ia saindo com uma derrota demasiado penalizadora. O empate 69-69 adia as decisões para a próxima sexta-feira, em Lisboa.
A equipa portuguesa entrou muito forte no jogo e ainda meio do primeiro período vencia por 15-9, levando o treinador do conjunto belga a pedir um time-out. A defender bem e com grande capacidade para criar lançamentos fáceis, os leões mostravam eficácia de lançamentos de campo e elevaram a diferença para 22-10, numa altura em que só Funderburk tinha tantos pontos no encontro como toda a equipa do Spirou. Até ao final do primeiro parcial, porém, a equipa de Luís Magalhães sofreu um parcial de 9-0 e viu reduzida a vantagem para apenas quatro pontos.
O conjunto da casa ficou depois por cima no jogo e a meio do segundo quarto reduziu para dois pontos (29-27), mas o Sporting voltou a estabilizar o seu jogo e saiu para o intervalo a ganhar por 40-33.
Na entrada para a 2.ª parte, aos cinco minutos, a equipa da casa chegou ao empate (48-48), desperdiçou várias oportunidades para passar para a frente, numa fase de muitos erros ofensivos das duas equipas, do qual saiu melhor o Sporting, que aplicou um parcial de 8-0 e partiu depois para o derradeiro quarto com sete pontos de vantagem (58-51).
Com o aproximar do final do jogo as duas equipas começaram a cometer demasiados erros, pela pressão do jogo e o cansaço habitual numa fase muito inicial da época e a melhor prova disso é que com 5.30 minutos jogados no último período, o resultado era de 61-57, ou seja, estava 6-3 para a equipa belga no parcial.
A 58 segundos o Spirou voltou a passar para a frente, algo que não acontecia desde os 14 segundos de jogo (68-67), Funderburk devolveu os leões à vantagem e num final de loucos, o Spirou chegou ao empate com um lançamento livre de Yordan Minchev já com o tempo terminado, o mesmo jogador que desperdiçou o segundo lance livre, o que fez com que o jogo terminasse empatado, e a decisão passa para o pavilhão João Rocha.
Reggie Johnson terminou como melhor marcador dos leões, com 16 pontos, bem acompanhado por Nick Ward que anotou 13, conquistou 17 ressaltos, e ainda somou três desarmes de lançamento e três roubos de bola. A manchar a exibição do poste, só os oito lances livres desperdiçados... que seriam suficientes para evitar o desgosto do resultado final.