Râguebi: Gales e Austrália, adversários de Portugal no Mundial, sobem no ‘ranking’

Râguebi: Gales e Austrália, adversários de Portugal no Mundial, sobem no ‘ranking’

RÂGUEBI11.09.202317:04

Ao contrário de galeses e australianos, Fiji e Geórgia desceram e Portugal permaneceu em 16.º

Austrália e País de Gales, adversários de Portugal no Grupo C do Mundial, escalaram dois lugares no ranking mundial. Já Geórgia e Fiji desceram e Portugal manteve o 16.º lugar da hierarquia da World Rugby.

Esta é a consequência imediata após os primeiros três dias de jogos (recorde-se que os lobos folgaram na jornada inaugural, pelo que apenas entram em ação no sábado, frente a Gales) na semana de arranque do Campeonato do Mundo de râguebi a decorrer em França até 28 de outubro.

A seleção australiana subiu para 7.º (era 9.ª), fruto da vitória (35-15) diante a Geórgia na primeira partida do grupo. O XV galês resistiu na empolgante partida frente às Ilhas Fiji (32-26) e andaram, tal como os Wallabies, duas casas na tabela. Deixaram o 10.º posto (que igualava o pior resultado desde que há registos deste índice de poderes dos países) e sobem para oitavo.

Derrotados no fim de semana, os Lelos, seleção do leste da Europa, caíram do 10.º para 13.º lugar e assistiram à troca de posições e subida da Samoa e Itália, 11.º e 12, respetivamente. As Fiji, ex-sétima, passa a ver Dragões Vermelhos e australianos à sua frente, invertendo-se os papéis verificados na véspera do Mundial.

O top-5 do ranking powered by Cap Gemini manteve-se inalterado. A Irlanda, líder mundial, continua no topo seguida da África do Sul, a 0,15 pontos de distância, França, Nova Zelândia e Escócia. Embora All Blacks e escoceses tivessem saído derrotados no campo, mantiveram os seus lugares.

O maior trambolhão foi preconizado pela Argentina após a derrota frente à Inglaterra (a seleção da Rosa subiu dois lugares). Os Pumas ocupam o último degrau do top-10 ao descerem 6 lugares, a pior posição nos últimos três anos.