Râguebi Lobos «a 110%» no Europeu de Sevens
As seleções nacionais masculina e feminina de râguebi sevens disputam em Hamburgo, Alemanha, de 7 a 9, a segunda e última etapa do campeonato da Europa. Partiram esta terça-feira com objetivos distintos.
5.ª classificada na etapa portuguesa do Championship Series (Algarve Sevens), aproveitando o balanço do 4.º lugar nos Jogos Europeus, em Cracóvia, os lobos entram em campo «sempre com a ambição de continuar a melhorar como equipa», disse A BOLA, Frederico Sousa, selecionador nacional.
Assumindo que a gestão da equipa, metade «nova», resulta num autêntico «desafio», Frederico Sousa admite algum desgaste «físico e mental» nesta fase da época. «Temos de estar contentes como o que conseguimos até agora face aos recursos e condições de preparação que tivemos, mas como sempre vamos dar o nosso 110%», finalizou. No Grupo B, Portugal, defronta a Itália (dia 7, às 15h23), a Roménia (dia 8, 11h18) e Geórgia (dia 8, 14h34).
Em relação à seleção feminina, 10.ª classificada, entre 12 nações, a linha é outra. «Estamos a crescer, em termos de perspetiva de futuro pode ser interessante, porque temos uma equipa bastante jovem, formado por jogadoras com potencial», sublinhou João Moura. O responsável máximo das lobas não espera facilidades na etapa final do Europeu, em Hamburgo. «Estamos num grupo (C) mais difícil», reconhece, quando comparado com os Jogos Europeus, onde chegaram aos quartos de final. Defrontam a Irlanda e Polónia, no primeiro dia de competição (9h00 e 12h07) e a Itália, no dia seguinte (8h00).
A Irlanda lidera a tabela classificativa masculina. No feminino, a França aterra na Alemanha na liderança.