13 novembro 2023, 20:37
Norberto Alves avisa: «Galatasaray precisa de ganhar este jogo»
Benfica defronta formação turca, em encontro a contar para a 3.ª jornada da Liga dos Campeões
Encarnados somaram segunda derrota consecutiva na competição europeia
O Benfica viajou para a Turquia para defrontar o Galatasaray e perdeu com a formação turca, por 78-98, somando assim a segunda derrota consecutiva na competição europeia.
Ambas as equipas entraram de forma fria no encontro e o «ambiente adverso» que Norberto Alves acautelou, confirmou-se. À medida que as águias se adiantavam no marcador (1-5), aumentam os assobios dos adeptos turcos, enquanto o conjunto caseiro falhava qualquer tipo de lançamento, desde triplos a tentativas debaixo do cesto.
Como disse o técnico do Benfica na antevisão do jogo, «os erros pagam-se caro nesta competição» e foi isso que os encarnados fizeram no primeiro período do encontro, castigando o fraco aproveitamento ofensivo do Galatasaray. Ao mesmo tempo que iam aproveitando as chances que fabricaram, as águias construíram uma vantagem de nove pontos à entrada do segundo parcial (11-20). Eficácia anormal de um dos candidatos a vencer a competição, restava saber quanto tempo ia durar o momento negativo dos turcos.
13 novembro 2023, 20:37
Benfica defronta formação turca, em encontro a contar para a 3.ª jornada da Liga dos Campeões
A resposta surgiu logo nos dois minutos seguintes, com a formação caseira a reduzir a desvantagem para quatro pontos (19-23). Desistindo de tentar os triplos, o Galatasaray explorou os espaços centrais da defesa do Benfica, para concretizar cestos mais simples. Não foi preciso metade do segundo parcial para se colocarem na frente do marcador da partida, facto que levou a pedido de desconto de tempo do treinador português.
O Benfica procurou reagir e estancou o momento menos positivo pelo qual estava passar. Betinho Gomes concretizou triplo e logo a seguir, com lançamento na passada efetuado, forçou a falta defensiva para apontar mais um lance livre. Foi preciso um parcial de 10-0, que valeu nova liderança aos turcos (36-33), para Norberto Alves pedir novo timeout, mas desta vez, com menos sucesso, já que na ida para a o intervalo, o Galatasaray estava na frente do resultado (42-39).
Começava a segunda parte em Istambul, e os turcos iam lentamente desagastando a turma lusa, com golpes ofensivos que lhes valiam o controlo da partida. Em apenas três minutos a vantagem subia para os 10 pontos, enquanto os encarnados tentavam reequilibrar-se na partida. Toney Douglas ia mantendo os sinais vitais da equipa portuguesa, com dois triplos consecutivos, impedindo que os turcos se distanciassem no encontro, mas ainda assim, o Benfica mostrava-se incapaz de resistir ao poderio da formação da casa (69-58).
Com esperanças de perseguir a vitória, o conjunto encarnado entrou da pior forma nos últimos 10 minutos da partida, já que Tyrell Carter fez a 5.º falta pessoal para ser expulso do encontro. O clube de Istambul, ainda no controlo do jogo, optou por esfriar o ritmo da partida e acabou por selar o vencedor do confronto. Voltava a repetir-se a máxima de Norberto Alves: «os erros pagam-se caro nesta competição», devido à apagada exibição das águias no segundo tempo do embate.