Ténis João Sousa nos 'quartos' ao fim de seis meses
Embalado pelo público e a saber lidar melhor com o vento no Monte Aventino, João Sousa garantiu, esta quinta-feira, lugar nos quartos de final do Porto Open, fase na qual não marcava presença desde fevereiro quando perdeu no acesso às meias-finais com o espanhol Alberto Ramos-Viñolas, antigo 17.º mundial, no ATP 250 de Córdoba, na Argentina.
No challenger portuense, o vimaranense, agora 352.º da hierarquia na qual figurou em 28.º, impôs-se com facilidade ao russo Alibek Kachmazov (327.º) com duplo 6/2.
Este é, recorde-se, o primeiro evento que Sousa joga desde que decidiu fazer uma pausa na carreira no início de maio, quando perdeu na ronda inaugural do qualifying de Roland Garros.
A contas com lesão arreliadora nas costas, o melhor tenista português de todos os tempos somou a segunda vitória desde abril em 59 minutos, desequilibrando o adversário com o jogo ao fundo do court e a direita que sempre foi uma das suas armas mais poderosas.
Sousa aguarda agora pelo desfecho do duelo entre o compatriota Jaime Faria, 516.º mundial de 19 anos e o experiente francês Pierre-Hugues Herbert, atual 450.º que foi n.º 1 mundial de pares.