Dwyane Wade com estátua à Cristiano Ronaldo
Miami Heat mandaram fazer uma estátua de 2,4 metros para homenagear o jogador mais importante da história do clube, mas quando foi revelada em frente ao pavilhão não se parece nada com o antigo base.
No domingo, apesar dos Heat não jogarem no Kaseya Center, a expectativa era grande em redor do pavilhão da equipa de Miami. Não era para menos. Afinal, desde que o clube entrou para a NBA em 1988/89, era a primeira vez que um jogador iria ter uma estátua, como acontece em tantos outros clubes.
Além do mais, tratava-se de Dwyane Wade, o base 13 vezes all-star que ajudou os Heat a conquistarem os seus três títulos em 14 anos e meio dos 16 anos que atuou na NBA e mantém-se líder do clube em pontos (21,556), assistências (5,310) e roubos de bola (1,492). O número de camisola 3 com que atuava foi retirado pelos Heat em 2020 e desde 2021 que uma das ruas bem frente ao Kaseya Center, foi designada de Dwyane Wade Boullevard.
O público presente até ajudou ao momento da revelação fazendo uma contagem decrescente, só que, quando afastaram os paineis da frente…. espanto! Wade tinha uma estátua, de 2,43m, que fazia recordar o antigo busto de Cristiano Ronaldo no aeroporto do Funchal.
A cara não se assemelhava em nada com a do jogador, atualmente com 42 anos, pois parece até ter os dentes da frente afastados. «Quem é aquele tipo?», deixou escapar Dwyane, sem nunca dizer mal da escultura.
Depois de muito observar, juntamente com a família, e tocar na estátua, Dwyane até se emocionou, mas, rapidamente as redes sociais foram invadidas de memes a recordar o busto de Ronaldo e a compararem a face da estátua com a do ator da saga Matrix, Lawrence Fishburne. Esse sim, com os dentes afastados.
«Já viram isto? Fizeram vídeos e fotos? Isto é uma loucura. Na verdade não me preparei muito para este momento porque queria chegar aqui com algumas coisas em mente. Queria sentir isto. A vida passa tão depressa e é muito raro pudermos sentir as coisas, porque sempre vamos para a próxima. Por isso, não me preparei muito. Queria senti-lo. Olhar para ela. É uma loucura. Quem é aquele tipo?».
Curiosamente, a estátua em bronze até foi criada por pessoas experientes. Foi encomendada ao Rotblatt Amrany Studio e desenhada pelos escultores Omri Amrany e Oscar León. O Rotblatt Amrany Studio já tem outras estátuas no mundo da NBA, como são os casos da 'Michael Jordan Spirit' em Chicago e outras no pavilhão dos Lakers em Los Angeles: 'Black Mamba' em memória de Kobe Bryant e a 'Kobe and Gianna Bryant Memorial Statue', onde figura o base e a filha que com ele morreu no desastre de helicóptero, em janeiro de 2020.
O gesto e o momento para imortalizar Wade em bronze foi quando, após ter marcado o triplo da vitória contra os Bulls por 130-127, num jogo a 9 de março de 2009, na sua sexta temporada, saltou para cima da mesa de jogo e apontando os indicadores das duas mãos para baixo gritou: «Esta é a minha casa!». Frase que foi colocada na base.
Wade terminou esse histórico embate, que obrigou a dois prolongamentos no então ainda chamado AmericanAirlines Center, com 48 pontos, 6 ressaltos, 12 assistências, 4 roubos de bola e três desarmes de lançamento.
«Não joguei para isto. Não agarrei numa bola de basquetebol para isto. Agarrei numa bola para mudar a vida da minha familia... Não podia ter escrito este guião melhor», declarou ainda o ex-jogador na cerimónia realizada na West Plaza, principal entrada do pavilhão.
Depois, na conferência de imprensa, Dwyane Wade não acompanhou a revolta de muitos fãs do conjunto do sul da Flórida nas resdes socias. «Quando a vi estava tipo: 'Isso é lindo'. «Sou tendencioso, mas acho que é uma das melhores estátuas criadas pelo que representa para nós e para mim», comentou ainda o jogador que acabou por revelar que esteve envolvido no processo da construção, chegando a encontrar-se com os escultores por quatro vezes em Chicago e em cada sessão ficou cerca de quatro horas.
«Em cada uma das ocasiões houve uma grande colaboração entre os Miami Heat, o Fine Art Studio, comigo e também com a minha familia e foi um bonito processo de envolvimento. Foi bestial», referiu ainda Wade que. nesta segunda-feira, terá mais um momento de homenagem por parte do clube pois no encontro contra os Pistons irão celebrar 'A noite da estátuta de Dwyane Wade'.