Aos 94 anos, Guita Júnior juntou-se a outras figuras do ciclismo português num almoço de homenagem à sua carreira, esta sexta-feira, na Tasquinha do Lagarto, em Lisboa, que contou com dois jornalistas de A BOLA, o redator Fernando Emílio e o diretor João Bonzinho
Artur Lopes, da União Ciclista Internacional, destacou a longevidade de Guita Júnior e falou inclusive da forma como «viveu uma série de gerações e acompanhou o ciclismo com alterações profundas».
Já Delmino Pereira afirmou que a ligação entre o jornalismo e o ciclismo existe desde sempre. O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo disse ainda que «os jornalistas construíram histórias à volta do ciclismo, que apaixonaram os portugueses».
Presente no repasto, Fernando Emílio, de A BOLA, olhou para Guita Júnior como um pioneiro do ciclismo em Portugal, não na vertente de corredor, mas de uma maneira informativa. O jornalista recordou ainda a última Volta a Portugal acompanhada por Guita Júnior, na altura ao serviço do nosso jornal e da qual ambos fizeram parte.