Vitória sobre FC Porto (2-0): 'dobradinha' da Bracara no Pool

Bilhar 10.07.2022 18:48
Por António Barroso

A Bracara Academia de Bilhar, capitaneada pela sua proprietária e fundadora, Sara Rocha, e com uma equipa constituída, também, por Ana Oliveira, Marlene Pereira e pela búlgara Kristina Zlateva, consumou na tarde deste domingo a ‘dobradinha’ na época 2021/22 do Pool feminino em Portugal, ao vencer a Fase Final do Campeonato Nacional, depois de ter conquistado sábado a Taça de Portugal, também nas Termas do Bicanho, em Soure.


O FC Porto, com uma equipa capitaneada por Vânia Oliveira Franco e constituída ainda pela espanhola Amália Matas, Inês Silva, Ágata Castro e Cristina Machado durante a temporada, perspetivava-se como o maior rival das minhotas. E confirmou-se. Mas a vitória das bracarenses sobre as portistas por 2-0, na 3.ª e última jornada da prova organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar, selou o triunfo da Bracara, com 7 pontos: duas vitórias e um empate.


Na 1.ª jornada, o FC Porto venceu o Sporting – equipa leonina constituída por Dilsa Mónico, Rute Saraiva, Liliana Oliveira e Cláudia Dominguez - por 2-0.


Amália Matas venceu por 7-1 Dilsa Mónico em ‘Bola 9’, Vânia Franco derrotou Rute Saraiva por 6-3 em ‘Bola 8’ para dar às portistas a vitória.


No outro jogo da 1.ª ronda da Fase Final, o Clube de Bilhar Pool Master, de Águas Santas (Maia) – Sérgia Queirós, Joana Oliveira e Helena Moreira - e a Bracara empataram 1-1: Sérgia Queirós venceu Kristina Zlateva na disciplina de ‘Bola 9’ por 7-4 para as maiatas, Sara Rocha bateu Helena Moreira por 6-1 (‘Bola 8’) e fez o ponto do empate das bracarenses.


Na 2.ª jornada, o FC Porto venceu o CB Pool Master por 2-0, enquanto a Bracara derrotou o Sporting pelo mesmo resultado. No jogo das portistas com as maiatas, Vânia Franco venceu Sérgia Queirós em ‘Bola 9’ por 7-2, enquanto a espanhola Amália Matas bateu Helena Moreira por 6-3 na ‘Bola 8’.


Já no duelo de Bracara e CB Pool Master, a búlgara Kristina Zlateva venceu na ‘Bola 9’ a leoa Dilsa Mónico por 7-5, enquanto no duelo da disciplina de ‘Bola 8’ Sara Rocha levou a melhor sobre a sportinguista Rute Saraiva por 6-1, fazendo o 2-0.


Assim, à partida para a 3.ª e última jornada, com o FC Porto a somar seis pontos (duas vitórias) e a Bracara a somar quatro pontos (uma vitória e um empate), no confronto direto entre ambas bastava às portistas o empate (1-1) para serem campeãs nacionais, enquanto às minhotas só a vitória servia, com CB Pool Master e Sporting a decidirem apenas o terceiro lugar na competição no outro jogo da ronda.


E no jogo do título, a búlgara Kristina Zlateva venceu, em ‘Bola 9’, a espanhola Amália Matas por 7-3, enquanto no duelo de ‘Bola 8’ Sara Rocha suplantou a portista Vânia Oliveira Franco (ao lado de quem já se sagrou, por Portugal, bicampeão da Europa) por 6-2, selando o título nacional e a ‘dobradinha’ em escassas 24 horas para a Bracara. O FC Porto é vice-campeão nacional, com seis pontos.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias