João Grilo vence circuito Pool Stars

Bilhar 24-05-2022 21:48
Por António Barroso

O segundo lugar na 5.ª e última prova do Circuito Nacional Pool Stars, reservado à elite nacional desta variante do bilhar, valeu a João Grilo (P. Ferreira) a vitória na época 2021/22 deste prestigiado conjunto de torneios, organizado pela Federação Portuguesa de Bilhar, e que se concluiu nos dias 21 e 22 do corrente mês, nas Caves de Coimbra.

 

João Grilo, que havia vencido a segunda prova, jogada a 23 de janeiro no mesmo local (8-4 a Pedro Pereira, do SC Braga, na final) terminou assim a temporada na posição cimeira do ‘ranking’, relegando João Sousa (Boavista) para a segunda posição final, com Pedro Pereira a completar o pódio no somatório das cinco provas.

 

No torneio, que decorreu no fim-de-semana na cidade do conhecimento, João Grilo começou por, ainda na fase de grupos, e inserido na Série 4, averbar um desaire (5-8) ante Gerson Santos (Bolas Virtuais).

 

Mas vitórias por 8-4 sobre António Neves (HotShot, de Odivelas) e de 8-5 ante o madeirense Nélio Nóbrega (Academia de Bilhar Miguel Silva, Funchal) deram a João Grilo a chance de disputar a repescagem para a fase a eliminar (quartos de final) em novo duelo com o mesmo Gerson Santos, a quem, agora, venceu 8-5.

 

Nos quartos de final, João Grilo bateu Henrique Correia (Académica de Coimbra) por 9-7, e nas meias-finais foi apenas na ‘negra’ (9-8) que ultrapassou Bruno Sousa (SC Braga).

 

No duelo decisivo da 5.ª e última prova Pool Stars do Circuito Nacional da época 2021/22, a vitória sorriu ao boavisteiro João Sousa, por 9-4, ante o jogador do P. Ferreira, que, ainda assim, conquistou o troféu do circuito na temporada.

 

João Sousa único a bisar em triunfos

 

Quanto a João Sousa, refira-se que já vencera a primeira prova  Pool Stars da temporada, a 12 de dezembro de 2021, ao bater Jorge Tinoco (P. Ferreira) por 9-6, também ainda e sempre nas Caves de Coimbra.

 

A terceira prova Pool Stars foi ganha por Pedro Pereira (SC Braga), que venceu António Neves (HotShot) na final por 9-2, a 6 de fevereiro do corrente ano. A quarta prova Pool Stars foi disputada a 24 de abril e foi conquistada por Jorge Tinoco (P. Ferreira), com uma vitória ante Pedro Teixeira (Académica de Coimbra) por 8-6 na final.

 

O axadrezado João Sousa terminou assim a época em segundo, mas sendo o único a bisar em triunfos em provas deste circuito. Para vencer esta quinta e última prova Pool Stars, o jogador dos boavisteiros – campeão do Circuito Nacional de Masters ESC Online, mas na variante de Pool Português (PT) – teve de vencer cinco encontros.

 

Neste último evento da elite do pool nacional da época, João Sousa começou por, na Série 2, vencer Jorge Pimenta (Clube de Bilhar de São João da Madeira) por 8-4, e depois Manuel Pereira (Académica de Coimbra) por 8-5.

 

Nos quartos de final, João Sousa suplantou Américo Francisco (P. Ferreira) por 9-3 e nas meias-finais ultrapassou Miguel Silva (Academia de Bilhar Miguel Silva, Funchal) por 9-7, antes de, na final, suplantar João Grilo, que, no entanto, já sabia que a vitória na classificação nacional do circuito não lhe fugiria, mesmo no cenário de desaire, como sucedeu (4-9).

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias