«Quintana adotou-me como afilhado em Portugal»

Andebol 02-03-2021 09:22
Por Célia Lourenço

Quando, em 2010, Alfredo Quintana desbravava caminho para os compatriotas, tornando-se no primeiro cubano a chegar a Portugal para jogar no FC Porto, Yoan Balázquez dava os primeiros passos na modalidade num clube em Matanzas, cidade onde nasceu a 26 de dezembro de 1995. Dez anos depois era a vez de o lateral-esquerdo seguir os passos do guardião, de Daymaro Salina, Alexis Borges, Victor Iturriza e tantos outros que chegaram ao andebol europeu pelas portas do clube da Invicta. Doutro lado do mundo - tem no campeonato japonês, ao serviço do Toyoda Gosei, uma ponte para os espanhóis do Ademar Leon, cujas cores vai vestir em 2021/2022 -, Balázquez assistiu ao definhar do estado de saúde do amigo que, há oito dias, entrou em longa paragem cardiorrespiratória, nunca mais acordando.


«Só conheci o Alfredo quando cheguei a Portugal, mas já na altura todos falavam dele em Cuba. Entrei para a seleção muito cedo, mas ele já saíra. Depois, quando cheguei aí foi das pessoas que mais me ajudou», recordou o andebolista, de 25 anos, que começou a rodar em 2015/16 no Artística de Avanca e, uma temporada mais tarde, no Maia/ISMAI, rumando aos espanhóis do Teucro também por empréstimo em 2017/18.


Apesar da vida nómada, Quintana foi uma constante. «Chamava-lhe padrinho. Afinal desde que cheguei foi ele quem me adotou como afilhado, ou filho, carregava-me debaixo da asa. Era amigo de toda gente, quanto mais de um compatriota. Tinha um coração grande e sou-lhe muito grato. Tenho muito carinho pelo Alfredo», desabafou Balázquez que, depois de brilhar na Liga Asobal com 193 golos, teve lugar, em 2018/19, na equipa de Magnus Andersson e, de azul e branco, ou com o cabelo descolorado pelo austríaco Thomas Bauer, antigo guardião que servia de cabeleireiro do plantel, celebrou com Quintana o título nacional, a Supertaça e a Taça de , com181 golos em 89 jogos.

 

Leia o artigo completo na edição impressa ou digital de A BOLA.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias