«O desporto é olhado como um setor diferente dos outros»

Desporto 13-01-2021 08:46
Por Miguel Morgado

«As escassas horas de conhecer as regras de novo confinamento, se a situação já era severa, naturalmente o cenário agrava-se». O aviso foi feito por José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), na 2.ª Cimeira das Federações Desportivas, reunião magna do movimento desportivo promovida pelos Comités Olímpico e Paralímpico, Confederação do Desporto de Portugal, à qual se juntou a Confederação de Treinadores de Portugal, Conselho Nacional de Associações dos Profissionais de Educação Física e Desporto e Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal.

 

«O desporto está ao lado da vida contra a pandemia e, por isso, acataremos as decisões que forem tomadas», anuiu José Manuel Constantino, em declarações aos jornalistas, considerando «ser estranho não haver diálogo com as entidades desportivas como foi feito com outros parceiros sociais». «Saberemos das medidas a ser tomadas pela comunicação social», atirou.

 

Além da questão sanitária, trouxe à coação a parte política. «É inexplicável o apoio [do Governo] a outros setores, algo que não houve em relação ao desporto» lamentou. «O Desporto é olhado [pelo governo e AR] como um setor diferente dos outros», rematou no final da reunião em que apelou à coesão do setor para ultrapassar as dificuldades que resultaram da pandemia de Covid-19.

 

As entidades desportivas e federativas, divididas entre a presença no pavilhão de Odivelas e acompanhamento online voltaram a falar a uma só voz através de um documento, Juntos pelo Desporto. Aprovado por unanimidade, será entregue, de novo, ao parlamento e ao executivo, depois de não terem obtido qualquer resposta na primeira moção apresentada há quase meio ano. «Ninguém nos ouviu», frisou Carlos Paula Cardoso, presidente da Confederação Desporto de Portugal, que teme o desaparecimento de clubes por «falta de financiamento».
 

Leia o artigo completo na edição impressa ou digital de A BOLA.

 

Ler Mais
Comentários (2)

Últimas Notícias