Catarina Costa, Joana Ramos e Telma Monteiro falham pódio no Masters de Doha

Judo 11-01-2021 18:00
Por Redação

Catarina Costa (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg) e Telma Monteiro (-57 kg) foram as portuguesas em ação no primeiro dia do World Masters, que reúne a elite mundial do judo em Doha, no Qatar.

Catarina Costa e Telma Monteiro terminaram ambas no quinto lugar. Devido ao estatuto de cabeça-de-série, Catarina Costa começou o seu percurso na segunda eliminatória, onde venceu, por ‘wazari’, a mongol Narantsetseg Ganbaatar (vice-campeã do último World Masters). Nos quartos-de-final, a jovem portuguesa cedeu contra a n.º 1 do ranking mundial, Distria Krasniqi, por ‘wazari’. Nas repescagens, assegurou um lugar no Bloco de Finais, após derrotar a quarta classificada do ranking, Julia Figueroa, por acumulação de ‘shidos’ (penalizações) da espanhola. Na luta pelo bronze, Catarina defrontou a campeã mundial Daria Bilodid, mas ao fim do primeiro minuto do combate, não conseguiu evitar a técnica de imobilização favorita da ucraniana (Sangaku Gatame) e o subsequente ‘ippon’.
 

Telma Monteiro, por sua vez, começou por eliminar a austríaca Sabrina Filzmoser (29ª do ranking mundial), por ‘ippon’, superando depois por ‘ippon’ a tunisina Ghofran Khelifi (36ª). Nos quartos-de-final, após um confronto equilibrado com a nº 7 do ranking mundial, Sarah Leonie Cysique, foi batida pela francesa por ‘wazari’ pontuado. A medalhada olímpica portuguesa regressou às vitórias na repescagem, levando a melhor sobre Chen-Ling Lien (12ª classificada do ranking), por ‘wazari’. O seu último e derradeiro combate, contra Nora Gjakova, n.º 5 Mundial, foi apenas resolvido em período de ‘ponto de ouro’, com a kosovar a conseguir o ‘wazari’ decisivo.

Quanto a Joana Ramos, venceu a britânica Chelsie Giles, por ‘wazari’ em período de ‘ponto de ouro’, mas na ronda seguinte não conseguiu ultrapassar a nº 1 do ranking e vice-campeã do último World Masters, Amandine Bouchard, de França.
 

A competição prossegue esta terça-feira, com Bárbara Timo e Anri Egutidze em ação.

Ler Mais
Comentários (2)

Últimas Notícias

Mundos