Todos por uma medalha: Equipa portuguesa ambiciosa para os Jogos de Tóquio

Triatlo 31-07-2020 08:39
Por Cipriano Lucas

«Vamos ser ambiciosos, os objetivos passam por conquistar uma medalha em Tóquio 2021». Vasco Rodrigues, presidente da Federação Portuguesa de Triatlo (FPT) não abdica do sonho, apesar da pandemia, quando falta um ano para a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio.


Com a presença dos atletas João Silva, João Pereira, Melanie Santos, Gabriela Ribeiro, Helena Carvalho e Filipe Marques (paratriatlo) e respetivos treinadores, a FPT anunciou ontem na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP) os objetivos para os Jogos na capital do Japão, no momento em que apresentou também os novos equipamentos da competição olímpica, fabricados em Portugal. «A conquista de uma medalha, o apuramento de uma equipa mista e a participação do primeiro triatleta nos jogos paralímpicos são os nossos objetivos», assume o dirigente, perante o presidente do COP, José Manuel Constantino, o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, e do secretário de estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo. Quando questionado sobre qual dos triatletas portugueses poderá ambicionar subir ao pódio, o presidente da FPT apontou as possibilidades para os experientes João Pereira, quinto no Rio de Janeiro 2016, e João Silva, 9.º classificado em Londres 2012. «São muito experientes e estão em boa forma. São atletas similares e com capacidade para lutar por medalhas. Tudo dependerá do momento.» O jovem dirigente assume ainda como objectivo a presença de uma equipa mista entre as 11 seleções apuradas para o Japão. Uma competição que será novidade, disputada com dois homens e duas mulheres num triatlo de percurso curto: 300 metros de natação, 8 km de bicicleta e 2 km de corrida.


«Temos equipa de qualidade capaz de garantir a presença numa vaga na prova de apuramento em maio do próximo ano», revela.
João Pereira confirmou as palavras do presidente da FPT e assumiu que o adiar dos Jogos permitirá chegar em boa forma a Tóquio. «Os objetivos são claros para os Jogos - tentar uma medalha».  Para o triatleta do Benfica, após quatro anos integrado no nível 1 do projecto olímpico «não poderia ambicionar outro resultado». O campeão europeu na distância Standard e Sprint em 2017 assume que este período de preparação em confinamento, após uma lesão - rutura dos músculos isquiotibiais da coxa esquerda - provocada por queda de bicicleta em novembro de 2019 permitiu-lhe «apostar forte nas disciplinas de natação e ciclismo» já que a sua grande especialidade é a corrida.


Por seu lado, João Silva, também do Benfica, é mais comedido nos objetivos. «Vou procurar chegar aos Jogos na melhor forma possível e dar o meu melhor procurando gerir da melhor maneira a pressão que é representar Portugal nos Jogos Olímpicos».
O presidente do COP elogiou «a ambição do triatlo nacional» para Tóquio, o «seu elevado nível de resultados» e reiterou «a esperanças que se realizem os Jogos desejando sorte aos atletas».


Por seu lado, o secretário de estado da Juventude e do Desporto recordou que o Governo «aumentou em 16% o apoio à preparação olímpica e em 80% à paralímpica, salvaguardado o apoio indispensável à preparação para Tóquio».


Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão agendados de 23 de julho a 8 de agosto de 2021 e os Jogos Paralímpicos de 24 de agosto a 5 de setembro.

Ler Mais

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Comentários (0)