Snooker Três árbitros prestigiam e definido calendário do quarteto luso nos Europeus sub-21

SNOOKER09.03.202020:36

Três árbitros prestigiam e definido calendário do quarteto luso nos Europeus sub-21

A prova de sub-21 dos ESC Online Campeonatos Europeus de Snooker inicia-se na manhã (10 horas) de terça-feira, dia 10 do corrente mês, com os quatro portugueses a cumprirem cinco jogos neste primeiro dia do segundo dos quatro torneios a decorrer no Salgados Palace, em Albufeira, até dia 22 do corrente mês, e após uma segunda-feira em que o destaque vai para o trio de árbitros nacionais composto por André Santos, Miguel Santos e João Leão, que teve muito o que fazer.

Assim, segundo o sorteio realizado e divulgado ao início da noite pela European Billiards and Snooker Association, terça-feira Rui Fonte (Grupo L) defronta o finlandês Eelis Lappalainen (12 horas), Guilherme Lemos (Grupo R) enfrenta o bielorrusso Kirill Margolin (18 horas) e o campeão nacional, Tiago Teixeira, tem dose dupla no Grupo M: o letão Arturs Kengis às 12 horas e o belga Kobe Vanoppen às 18 horas. João Gonçalves estreia-se em Albufeira também no dia 10 ante o ucraniano Anton Kazakov (14 horas).

Os jogos dos sub-21, na fase de grupos, são ainda à melhor de cinco ‘frames’: vence o primeiro a chegar a três (de 3-0 a possíveis 3-0) e estarão presentes 93 dos 98 inicialmente inscritos. A fase de grupos é composta por 19 grupos, 17 deles com cinco jogadores e dois agrupamentos com apenas quatro.

O número de vitórias, primeiro, o saldo de ‘frames’, segundo, e o confronto direto, em terceiro lugar são, por esta ordem, os critérios de desempate, com os três primeiros de cada grupo a qualificarem-se para a fase a eliminar, com 57.

Quarta-feira, dia 11 do corrente mês, será um dia mais preenchido para os atletas nacionais, com dois deles, Guilherme Lemos e Rui Fonte, a cumprirem dois jogos, enquanto Tiago Teixeira e João Gonçalves realizam um, ficando, depois, todos com um jogo para realizar na fase de grupos ainda na quinta-feira, dia 12 do corrente mês.

Mas a competição de sub-18 terá ainda as meias-finais (10 e 13 horas) e a final (18 horas), sempre na Mesa 1, a animar um dia de terça-feira que começará bem cedo, com nova cerimónia de boas-vindas, agora aos jogadores sub-21 (9.30 horas).

A antítese do dia desta segunda-feira, em que os únicos portugueses à mesa foram os árbitros André Santos, de 27 anos, natural de Lagos, e Miguel Santos, de 45 anos, lisboeta, que continuaram a prestigiar a arbitragem nacional dirigindo numerosos duelos dos 16avos de final e oitavos de final da prova dos mais novos (sub-18).

Juntamente com o conimbricense João Correia Leão, de 26 anos, este assistente na organização do torneio (não arbitra, a não ser que haja uma emergência), são os três juízes nacionais entre os 38 escalados para a prova e, num dia em que Portugal não pegou no taco, calçaram as luvas para mostrar que também na arbitragem a paixão por esta variante do bilhar cresce em Portugal.

Manda a tradição um árbitro do país anfitrião apitar pelo menos uma das quatro finais dos torneios. E com Albufeira a ver consagrar-se na terça-feira o primeiro de quatro campeões continentais, a expetativa e esperança dos dois Santo da casa em fazerem o milagre de estar numa final do Europeu é mais do que legítima: natural.

Calendário dos 4 de Portugal/sub-21

Terça-feira, dia 10:

Rui Fonte-Eelis Lappalainen (Fin)   Mesa 6 (12 horas)

Tiago Teixeira-Arturs Kengis (Let)      Mesa 9 (12 horas)

João Gonçalves-Anton Kazakov (Ucr)   Mesa 5 (14 horas)

Guilherme Lemos-Kirill Margolin (Bie)  Mesa 12 (18 horas)

Tiago Teixeira-Kobe Vanoppen (Bel)     Mesa 2 (18 horas)

Quarta-feira, dia 11:

João Gonçalves-Patrick Tiihonen (Fin)  Mesa 5 (10 horas)

Rui Fonte-Yoritt Hoes (Bel)    Mesa 11 (12 horas)

Tiago Teixeira-Albina Leschuk (Bie)     Mesa 13 (12 horas)

Guilherme Lemos-Neil Vincent (Fra)     Mesa 4 (14 horas)

João Gonçalves-Ryan McGuirk (Irl)      Mesa 9 (14 horas)

Rui Fonte-Fergal Quinn (Irl)   Mesa 15 (16 horas)

Guilherme Lemos-Roman Blakyta (Rom) Mesa 9 (18 horas)

Quinta-feira, dia 12:

Tiago Teixeira-Alfie Davies (Gal)  Mesa 5 (10 horas)

João Gonçalves-Tudor Popescu (Rom)   Mesa 2 (10 horas)

Rui Fonte-Artem Surzhykov (Ucr) Mesa 10 (12 horas)

Guilherme Lemos-Rhys Morgans (Gal)   Mesa 10 (12