Tomás Gouveia estreia-se a passar 'cut' no Open Portugal
Tomás Gouveia em frente no Open de Portugal (Fecebook)

Tomás Gouveia estreia-se a passar 'cut' no Open Portugal

GOLFE13.09.202421:34

Pela primeira vez na carreira, golfista português passa fim de semana no torneio português do Challenger Tour. Provisoriamente no grupo dos 11.º classificados. Cut decidido no sábado

À oitava participação, Tomás Gouveia passou pela primeira vez o cut no Open de Portugal, único torneio português do Challenger Tour, segunda divisão europeia de golfe.

Na segunda volta da 62.º Open de Portugal at Royal Óbidos, esta sexta-feira, iniciada com cerca de quatro horas de atraso devido ao nevoeiro que atingiu a região Oeste durante a manhã, Tomás Gouveia entregou o cartão com 71 pancadas, par do campo (71).

O número 72 do ranking do Challenger Tour e terceiro português a nível mundial (n.º 840), soma 138 pancadas (67+71) no agregado, menos 4 que o par do campo e parte para o terceiro dia provisoriamente no top-11 (cut será decidido hoje quando 77 profissionais finalizarem a segunda volta).

Apesar dos quatro birbies (uma pancada abaixo do par do buraco), o double bogey (duas, ou mais, pancadas acima), no buraco 6 e dois bogeys (um shot acima), buraco 10 e 14, mancharam um percurso que poderia igualar o feito do primeiro dia, quando obteve a melhor volta de sempre no torneio e no campo (67 golpes, 4 abaixo).

«Estou muito contente por passar o fim de semana», disse aos jornalistas Tomás Gouveia, 30 anos. A volta inaugural (67 pancadas) «trouxe alguma pressão» para o segundo dia num campo «difícil», alertou. «Nunca tinha passado o cut no Open de Portugal», o que o levou a acusar «um bocado de nervosismo», reconheceu. «São muitos anos a ter esse objetivo e não conseguir. É sem dúvida muito especial», atirou, esperançado num «top-10 ou porque não, uma vitória», rematou.

Hugo Camelo Ferreira, 21 anos, e Ricardo Santos, 42, estão, provisoriamente, dentro do cut e esperançados em prosseguir para as duas voltas decisivas do torneio luso que integra a segunda divisão do golfe europeu. O escocês Ryan Lumsden, 134 pancadas no agregado (65+69), 8 abaixo do par, é líder à condição.