Jogos Paralímpicos Rússia e Bielorrúsia, afinal, fora dos Jogos Paralímpicos
Depois de várias entidades desportivas terem decidido banir a Rússia das respetivas competições, esta quinta-feira foi a vez do Comité Paralímpico Internacional anunciar que atletas russos e bielorussos estarão afastados dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim. A decisão surge na véspera do arranque da competição, depois de inicialmente o referido Comité ter decidido que estes atletas poderiam participar nos Jogos, ainda que tivessem de ser apresentados com nacionalidade neutra e sem a possibilidade de concorrer por qualquer medalha.
«Nas últimas horas, vários membros entraram em contacto connosco no sentido reconsiderarmos a nossa decisão, sob pena de graves consequências. Lamentamos muito que os atletas sejam afetados pelas decisões que os governos tomaram na semana passada de violar a trégua olímpica. O que foi claro é que a situação, a agravar-se de forma rápida, nos colocou numa posição singular e impossível tão perto do início dos Jogos», referiu Andrew Parsons, presidente do Comité Paralímpico Internacional.
Recorde-se que os Jogos Paralímpicos de Inverno irão arrancar nesta sexta-feira, decorrendo em Pequim até ao próximo dia 13 de março. A Rússia tinha inicialmente 71 atletas qualificados para a competição, ao passo que a Ucrânia se apresentava com uma delegação de 20 atletas.