GP Abimota: Rafael Reis impôs a lei do mais forte

Ciclismo GP Abimota: Rafael Reis impôs a lei do mais forte

CICLISMO09.06.202318:53

A chuva constituiu a principal dificuldade no contrarrelógio disputado em Proença-a-Nova na distância de 7,6 km que abriu o Grande Prémio Abimota, no qual Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), impôs a lei do mais forte na disciplina de que é campeão nacional em título. «Memorizei bem o percurso que apresentava troços bastante técnicos, a situação complicava-se nas curvas com água e lama, mas que consegui ultrapassar. É a minha primeira vitória da temporada, o objetivo é que a Glassdrive-Q8-Anicolor possa vencer o Grande Prémio Abimota. Pela minha parte vou tentar chegar ao fim com a camisola amarela, mas se não for possível, existem companheiros de equipa que podem também lutar pelo primeiro lugar. Sinto que estou a subir de forma, no crono de hoje utilizei os andamentos certos e apliquei-me ao máximo para chegar à vitória», contou a A BOLA o ciclista de Palmela.

Não existiram surpresas num etapa marcada pelo mau tempo, Glassdrive-Q8-Anicolor confirmou ser a equipa mais forte ao colocar além de Rafael Reis em primeiro lugar, Artem Nych (3.º) e Maurício Moreira (11.º) que sofreu um furo e perdeu algum tempo, nas primeiras posições. Prestação bastante positiva da Kelly-Simoldes-Udo, com José Sousa (2.º), Luís Gomes (5.º) e Hélder Gonçalves (11.º), na mesma linha a Efapel com Tiago Antunes (4.º), Emanuel Duarte (8.º) e Henrique Casimiro (12.º). Nota especial para o sempre jovem Carlos Oyarzun (6.º) (Aviludo-Louletano), com Délio Fernandez (9.º) dos Hotels & Resorts-Tavira-Farense, a afirmar-se na luta pelos primeiros lugares.

Depois de brilhar na Volta a Portugal do Futuro, o porto-riquenho Christopher Morales (Maglia Tecnosylvia) é o melhor jovem na competição, com um excelente 10.º lugar, além de ser o primeiro das equipas de clube.

A etapa de sábado entre Oleiros e Vouzela na extensão de 175 km, deverá provocar alterações na classificação geral, as cinco contagens do prémio de montanha deverão pesar nas pernas dos ciclistas, com o mau tempo a fazer companhia ao pelotão.        

CLASSIFICAÇÕES

1.ª ETAPA e GERAL

PROENÇA-A-NOVA - PROENÇA-A-NOVA 7,6 KM (CRI):

1.º Rafael Reis (Por/Glassdrive) 9,58 m à média de 45,753 km/h

2.º José Sousa (Por/Kelly-Simoldes) a 14 s

3.º Artem Nych (Rus/Glassdrive) a 17 s

4.º Tiago Antunes (Por/EFL) a 18 s

5.º Luís Gomes (Por/Kelly-Simoldes) a 21 s

6.º Carlos Oyarzun (Chi/Aviludo-Louletano) a 22 s

7.º Ivo Pinheiro (Por/ABTF-Feirense) mt

8.º Emanuel Duarte (Por/Efapel) a 23 s

9.º Délio Fernandez (Esp/AP Hotels & Resorts) a 23 s

10.º Christopher Morales (Ptr/Maglia Tecnosylvia) a 29 s

JUVENTUDE

1.º Christopher Morales (Ptr/Maglia Tecnosylvia)

2.º Noah Campos (Por/Kelly-Simoldes-UDO)

3.º João Silva (Por/Kelly-Simoldes-UDO)

EQUIPAS

1.ª Glassdrive-Q8-Anicolor 30,41 m

2.ª Kelly-Simoldes-UDO a 23 s

3.ª Efapel Cycling a 26 s

4.ª AP Hotels & Resorts-Tavira-Farense a 1,05 m

5.ª ABTF Betão-Feirense a 1,25 m