Ciclismo Artem Nych vencedor do Beiras e Serra da Estrela
O russo Artem Nych (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi o vencedor da 5.ª edição do Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela, seguido d Abel Balderstone (Caja Rural) a 41 s e Pelayo Sanchez (Burgos-BH) a 52 s.
A última etapa percorrida entre Fundão e Guarda na distancia de 183,7 km, com duas contagens de montanha de 3.ª cat., uma de 2.ª cat. nas Penhas Douradas e um de 1.ª cat. no Alto da Torre, constituíam as principais dificuldades de uma jornada marcada pela chuva e muito frio.
Uma fuga iniciada aos 30 km tomou o pulso ao pelotão, Ander Okamika (Burgos), Luís Mendonça (Glassdrive), Aleksandr Grigorev (Efapel), Hugo Nunes (Radio Popular) e Lucas Lopes Electro) atingiram os 40 km com a diferença de 1,10 m para o pelotão que às portas da Covilhã absorveu os fugitivos que atacou compacto as primeiras rampas da subida para a Torre.
O australiano James Whelan (Glassdrive) atacou antes das Penhas da Saúde e foi o primeiro a passar no Alto da Torre com a vantagem de 2,45 m, mas não conseguiu andar muito mais tempo na cabeça da corrida.
Depois de absorvido James Whelan, foi a vez de Lucas Lopes (Electro) e César Fonte (Radio Popular) tentaram a sorte mas também sem sucesso. Ultrapassada a contagem de montanha da Penhas Dourada com Frederico Figueiredo (Glassdrive) em primeiro lugar, formou-se um gruo de 19 corredores.
A 20 km da meta, Frederico Figueiredo e Artem Nych (Glassdrive), Joaquim Silva e Henrique Casimiro (Efapel), Pelayo Sanchez e Antonio Fagundez (Burgo-BH), Rui Carvalho (Tavfer), Abel Balderstone (Caja Rural), Jokin Murguialday (Caja Rural), Xavier Cañellas (Electro), formaram um novo grupo do qual saíram na subida para a Guarda, Abel Balderstone e Artem Nych que em bom entendimento ganharam espaço aos perseguidores, com o então camisola amarela Sanchez Pelayo (Burgos-BH ) a não conseguir responder e a ficar no grupo perseguidor. Balderstone e Nych lutaram lado a lado nas duras rampas em empedrado, com o espanhol a vencer a etapa e o russo a classificação geral.
«É a minha primeira vitória como profissional, depois de ter sido campeão nacional de fundo da Rússia em 2021, os meus companheiros ajudaram-me muito e quando fiquei sozinho com o espanhol apenas tinha que controlar a situação, em virtude de estar em vantagem na geral. Estou muito feliz por esta vitória. Aproveito para dizer que fui muito bem recebido em Portugal e só posso dizer bem da forma como os portugueses e as pessoas do ciclismo me têm tratado, a todos deixo um grande obrigado», declarou a A BOLA Artem Nych com 28 anos e natural de Nemerovo.
Nas restantes classificações, Xavier Cañellas (Electro Hiper Europa) foi o vencedor nos pontos, Frederico Figueiredo (Glassdrive-8-Anicolor) na montanha, Duarte Domingues (Glassdrive-Q8-Anicolor) na juventude e a Burgos-BH por equipas.
4.ª ETAPA FUNDÃO - GUARDA 183,7 KM
1.º Abel Balderstone (Esp/Caja Rural-Seguros RGA) 5.23,31 h
à média de 34,069km/h
2.º Artem Nych (Rus/Glassdrive-Q8-Anicolor) a 3 s
3.º Pelayo Sanchez (Esp/Burgos-BH) ma 59 s
4.º Xavier Cañellas (Esp/Electro Hiper Europa) mt
5.º Frederico Figueiredo (Por/Glassdrive-Q8-Anicolor) mt
6.º Henrique Casimiro (Por/Efapel) mt
7.º Jokin Murguialday (Esp/Caja Rural-Seguros RGA) mt
8.º Rui Carvalho (Por/Tavfer-Ovos Matinados) a 1,03 m
9.º António Fagundez (Uru/Burgos-BH)a 1,16 m
10.º Joaquim Silva (Por/Efapel ) mt
GERAL INDIVIDUAL - FINAL
1.º Artem Nych (Rus/Glassdrive-Q8-Anicolor) 13.36,35 h
2.º Abel Balderstone (Esp/Caja Rural-Seguros RGA) a 41 s
3.º Pelayo Sanchez (Esp/Burgos-BH) a 52 s
4.º Henrique Casimiro (Por/Efapel) a 1,02 m
5.º Frederico Figueiredo (Por/Glassdrive) a 1,03 m
6.º António Eric Fagundez (Uru/Burgos-BH) a 1,16 m
7.º Jokin Murguialday (Esp/Caja Rural-Seguros RGA) a 1,50 m
8.º Rui Carvalho (Por(Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) a 1,59 m
9.º Xavier Cañellas (Esp/Electro Hiper Europa) a 2,03 m
10.º Joaquim Silva (Por/Efapel) a 3,09 m
PONTOS
1.º Xavier Cañellas (Esp/Electro Hiper Europa)
MONTANHA
1.º Frederico Figueiredo (Por/Glassdrive-Q8-Anicolor)
JUVENTUDE
1.º Duarte Domingues (Por/Glassdrive-Q8-Anicolor)
EQUIPAS
1.ª Burgos-BH 40.12,06 h
2.ª Electro Hiper Europa a 4,48 m
3.ª Glassdrive-Q8-Anicolor a 6,40 m