Snooker Aaron Hill bicampeão europeu de sub-18 em dia aziado para Portugal nos sub-21
Aos 18 anos, o irlandês Aaron Hill revalidou na noite desta terça-feira em Albufeira, nos ESC Online Campeonatos Europeus de Snooker, prova organizada pela European Billiards Snooker and Association (EBSA) e pela Federação Portuguesa de Bilhar (FPB) o título continental conquistado em 2019 e é o primeiro de quatro reis do velho continente coroado em solo português, após vencer na final o inglês Sean Maddocks, por 4-1.
Aaron Hill ganhou o convite para disputar as qualificações do Campeonato do Mundo com os profissionais, no próximo mês de abril do corrente ano, em Sheffield (Inglaterra) e imita o feito conseguido pelo galês Jackson Page em 2017 e 2018, sagrando-se bicampeão em dois anos consecutivos, perante apreciável moldura humana no Salgados Palace Hotel, que, além do grande jogo do dia, aproveitou para seguir os primeiros jogos do segundo dos quatro torneios, o escalão sub-21 (seguem-se 6 Vermelhas e Absolutos).
Portugal esteve à mesa em cinco jogos nos sub-21, que se saldaram por outras tantas derrotas antes da jornada de quarta-feira, dia 11, em que o quarteto lusitano terá sete jogos pela frente.
Campeão nacional, Tiago Teixeira não conseguiu ganhar um único ‘frame’ ante o letão Artur Kengis e o belga Kobe Vanoppen (0-3 e 0-3), em teoria os dois rivais mais fortes do campeão nacional (2019) no Grupo M, um dos 19 nos quais só os três primeiros se apuram para a fase a eliminar, com apenas 57.
Tiago mantém as chances de apuramento em aberto, caso vença os jogos em falta, na quarta-feira com a bielorrussa Albina Leschuk e na quinta-feira frente ao galês Alfie Davies.
No Grupo L, Rui Fonte estreou-se em Albufeira com um desaire por 1-3 diante do cabeça-de-série do seu grupo, o finlandês Eelis Lappalainen, e tem quarta-feira dose dupla de encontros, com o belga Yorrit Hoes e o norte-irlandês Fergal Quinn, para fechar esta fase na quinta-feira, dia 12, ante o ucraniano Artem Surzhykov.
Quem também se estreou nos Europeus foi João Gonçalves no Grupo T, sem chances ante o ucraniano Anton Kazakov (0-3). Tem na quarta-feira embates com o finlandês Patrick Tiihonen e com o irlandês Ryan McGuirk, terminando o grupo quinta-feira ainda o romeno Tudor Popescu, e a fasquia é a mesma: ganhar dois jogos para passar.
O que se pede, também, a Guilherme Lemos, que já na sessão noturna foi derrotado pelo bielorrusso Kirill Margolin (0-3). O francês Neil Vincent e o ucraniano Roman Blakyta são os senhores que se seguem na quarta-feira, dia 11, no seu caminho, em que terá ainda o galês Rhys Morgans, quinta-feira.
CALENDÁRIO DOS 4 DE PORTUGAL/SUB-21
Resultados desta terça-feira:
Rui Fonte-Eelis Lappalainen (Fin), 1-3
Tiago Teixeira-Arturs Kengis (Let), 0-3
João Gonçalves-Anton Kazakov (Ucr), 0-3
Guilherme Lemos-Kirill Margolin (Bie), 0-3
Tiago Teixeira-Kobe Vanoppen (Bel), 0-3
Quarta-feira, dia 11:
João Gonçalves-Patrick Tiihonen (Fin) Mesa 5 (10 horas)
Rui Fonte-Yoritt Hoes (Bel) Mesa 11 (12 horas)
Tiago Teixeira-Albina Leschuk (Bie) Mesa 13 (12 horas)
Guilherme Lemos-Neil Vincent (Fra) Mesa 4 (14 horas)
João Gonçalves-Ryan McGuirk (Irl) Mesa 9 (14 horas)
Rui Fonte-Fergal Quinn (Irl) Mesa 15 (16 horas)
Guilherme Lemos-Roman Blakyta (Rom) Mesa 9 (18 horas)
Quinta-feira, dia 12:
Tiago Teixeira-Alfie Davies (Gal) Mesa 5 (10 horas)
João Gonçalves-Tudor Popescu (Rom) Mesa 2 (10 horas)
Rui Fonte-Artem Surzhykov (Ucr) Mesa 10 (12 horas)
Guilherme Lemos-Rhys Morgans (Gal) Mesa 10 (12 horas)