Mundial sub-20: Brasil e Colômbia nos quartos de final

FIFA Mundial sub-20: Brasil e Colômbia nos quartos de final

INTERNACIONAL31.05.202321:41

O Brasil e a Colômbia elevaram esta quarta-feira já a quatro o número de seleções apuradas para os quartos de final do Campeonato do Mundo de sub-20 da FIFA, que se iniciou no dia 20 do corrente mês e decorre até 11 de junho na Argentina, após terem vencido neste dia os seus jogos dos ‘oitavos’, com os ‘cafeteros’ (Colômbia) a golearem a Eslováquia por 5-0 e a ‘canarinha’ (Brasil) a Tunísia por 4-1, respetivamente e por esta ordem.

No Estádio Único Diego Armando Maradona, em La Plata, o ‘escrete canarinho’ carimbou o passaporte para os melhores oito com dois golos praticamente na primeira meia hora, obra de Marcos Leonardo, de penálti (1-0, aos 11’) e de Andrey Santos (2-0, aos 31’).

Tudo se complicou para a formação orientada por Mano Menezes na segunda parte, com a expulsão (cartão vermelho direto) de Robert Renan aos 49, que deixou o Brasil a jogar em inferioridade numérica mais de 40 minutos.

A tranquilidade só surgiu para o Brasil aos 90+1, com o 3-1, apontado por Matheus Martins. E Andrey Santos ainda teve tempo de bisar, aos 90+10', apontando o 4-0, num tempo de compensação que não se esgotou sem um terceiro tento (!) com Ghorbel a atenuar para os magrebinos (4-1 aos... 90+13'), orientados por Montasser Louhichi.

O Brasil irá, assim, defrontar Israel sábado, em San Juan (18.30 horas de Portugal Continental) nos quartos de final.

Já a Colômbia goleou a Eslováquia com um vendaval de três golos em quatro minutos… e quatro num quarto de hora, durante a segunda parte, a decidir tudo.

Oscar Cortes inaugurou o marcador (1-0) aos 48’, e Yáser Asprilla ampliou para 2-0 aos 50’… com Angel Gutiérrez a apontar o 3-0 aos 52’ ante uma atónita seleção europeia, que lá conseguiu ‘respirar’ um pouco antes do mesmo Angel Gutiérrez bisar (63’) e estabelecer o 4-0 no marcador. Só aos 87’ Tinotej Jambor atenuou (4-1) para a Eslováquia, que ainda vu Oscar Cortes bisar, já na compensação (90+4’) e estabelecer os números finais numa goleada por 5-1.

A Colômbia, orientada por Hector Cardenas, espera agora pelo vencedor do Inglaterra-Itália que se jogará ainda esta quarta-feira (22 horas de Portugal continental) em La Plata nos quartos de final, jogo agendado para sábado, dia 3 de junho, no Estádio Bicentenário, em San Juan (22 horas de Portugal continental).

Além do Inglaterra-Itália, a jornada deste dia na prova nas ‘pampas’ completa-se com um quarto e não menos importante encontro: a seleção anfitriã, a Argentina – com o médio Mateo Tanlongo (Sporting) -, orientada por Javier Mascherano, a medir forças com a Nigéria, a partir das 22 horas de Portugal Continental, no Estádio Bicentenário, em San Juan.

OITAVOS DE FINAL (apurados a negro):

EUA - Nova Zelândia, 4-0

Uzbequistão – Israel, 0-1

Brasil – Tunísia, 4-1

Colômbia – Eslováquia, 5-1

Inglaterra – Itália (La Plata, 22 h)

Argentina – Nigéria (San Juan, 22 h)

Gâmbia – Uruguai (Santiago del Estero, 5.ª feira 18.30 h)

Equador - Coreia do Sul   (Santiago del Estero, 5.ª feira 22h)

QUARTOS DE FINAL:

Israel - Brasil (San Juan, sábado 18.30 h)

Colômbia - Inglaterra/Itália (San Juan, sábado, 22 h)

Equador/Coreia do Sul - Argentina/Nigéria (Santiago del Estero, domingo, 18.30 h)

EUA - Gâmbia/Uruguai (Santiago del Estero, domingo, 22 h)