Volta o guarda-redes talismã

FC Porto Volta o guarda-redes talismã

NACIONAL25.04.202310:39

Salvo qualquer imponderável de última hora, Cláudio Ramos deve regressar à titularidade amanhã, em Famalicão, na primeira mão da meia-final da presente edição da Taça de Portugal. Sérgio Conceição tem optado por uma política de rotatividade naquele posto específico, entregando o lugar ao número dois da hierarquia da baliza portista, que tem um registo notável na época em curso sempre que foi chamado à equipa principal.


Aos 31 anos e depois da saída de Marchesín do plantel, Cláudio Ramos começou a ganhar algum espaço nos campeões nacionais, sendo o substituto de Diogo Costa sempre que o número 99 não está em condições físicas, tal como sucedeu recentemente no campeonato, na receção ao Portimonense. O habitual dono das redes azuis e brancas lesionou-se, foi dispensado da seleção nacional e permitiu que o companheiro se estreasse esta temporada na principal prova do calendário português.


Cláudio Ramos, na realidade, tem um histórico bastante positivo na época em curso, já que nas 11 vezes em que foi titular pelos dragões a equipa nunca perdeu. Aliás, ganhou em 10 ocasiões e só teve um empate, em casa, diante do Mafra, ainda na fase de grupos da Taça da Liga.


De resto, o trajeto do guardião em 2022/2023 é notável, possibilitando aos dragões vencerem todos os restantes 10 encontros, distribuídos pela Taça da Liga - já ganha em janeiro, depois de superar o Sporting na final por 2-0 - e Taça de Portugal, prova que o FC Porto procura chegar novamente a mais uma final.


A performance de Cláudio Ramos ganha ainda mais notoriedade pelo facto de nesta sequência de 11 compromissos oficiais dos portistas apenas por uma vez ter sofrido golos: foi contra o Mafra (2), num jogo em que o conjunto de Sérgio Conceição esteve, para surpresa de todos, a perder 0-2 ao intervalo com os mafrenses.


O treinador do FC Porto já disse publicamente que confia em todos os elementos do plantel e Cláudio Ramos está, naturalmente, incluído nesse lote, ele que tem mostrado enorme segurança defensiva aos companheiros da defesa e foi sempre alvo de elogios por parte da imprensa. Em Famalicão, amanhã à noite, tem o objetivo de voltar a manter a baliza a zeros e deixar a equipa com boas perspetivas de passagem à final da Taça de Portugal, onde, tudo indica, poderá encontrar o SC Braga, que tem uma vantagem de cinco golos relativamente ao Nacional da Madeira, embora hoje ainda se jogue a segunda mão da eliminatória na cidade dos arcebispos.