Vila do Futebol para os clubes de Lisboa
Nuno Lobo, presidente da AF Lisboa

Vila do Futebol para os clubes de Lisboa

NACIONAL14.11.202321:11

Foi apresentado a Vila do Futebol, em Mafra.

A Vila do Futebol está em marcha e foi apresentada esta segunda -feira, em Mafra, pelo presidente da Associação de Futebol de Lisboa, Nuno Lobo. É uma espécie de Cidade do Futebol para os clubes de Lisboa. «Vamos apresentar junto da Federação Portuguesa de Futebol a candidatura para sermos um dos centros de treino do Mundial-2030», revelou o líder associativo a A BOLA.

O projeto vai ser dividido em três fases. Até 2026 serão construídos dois campos relvados e um sintético. Depois, entre 2026 e 2028, será construído um pavilhão e um campo de futebol de praia. Na última etapa, entre 2028 e 2030, a Vila do Futebol verá, nascer, um hotel e mais dois campos sintéticos. 

Ana Viana, diretora da administração geral da CM Mafra, tomou a palavra e começou por explicar os contornos do negócio entre o Município de Mafra e Associação de Futebol de Lisboa: «Os contratos têm como objetivo a cedência da Câmara Municipal à Associação, a título gratuito e em regime de comodato, parte do prédio para construção de novas instalações com vista ao desenvolvimento das suas atividades. Em contrapartida, através da Vila do Futebol, a Associação proporcionará, a título gratuito, ao Município de Mafra ou a outras entidades por ela indicadas, nomeadamente associações desportivas, essas instalações».

Hélder Sousa Silva, presidente da Câmara Municipal de Mafra, também tomou a palavra e mostrou-se muito feliz com o concretizar deste projeto: «É o concretizar de um sonho. O Nuno Lobo e toda AFL sempre quiseram fazer um centro desportivo para todos os clubes da Associação de Futebol de Lisboa. Havia várias hipóteses, desde Loures, Mafra, Sintra. Porém, nas várias interações que tivemos, o presidente Nuno Lobo desafiou-me. Da primeira vez que falámos não tínhamos nenhum terreno e este viemos a comprá-lo uns meses mais tarde, fruto de coincidência. Os astros alinharam-se e cruzamo-nos neste objetivo. Não queremos competir com a Cidade do Futebol [da FPF], mas sim sermos complementares. Além disso, quero agradecer à AFL, por nos ter escolhido».

Nuno Lobo, presidente da AF Lisboa, um dos grandes responsáveis por esta obra, também fez algumas declarações, sobre a Vila do Futebol: «Queremos inaugurar a totalidade deste centro desportivo em 2029/2030. Queremos também ter aqui uma delegação da AF Lisboa descentralizada para servirmos todos os clubes filiados.»

.Nuno Lobo teve uma certeza quando avançou para o projeto: «Não entrar em loucuras desmedidas e hipotecar o futuro da AFL. Fizemo-lo sem criar embaraços futuros em termos de tesouraria. Prometemos esta obra e estamos a cumprir, dando início ao último projeto desta direção.»

O presidente da AF Lisboa não tem dúvidas sobre as valências da Vila do Futebol: «Trata-se de uma infraestrutura que vai responder a muitas necessidades.» 

Para terminar, deixou grande elogio a Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol: «O futebol português deve muito a si, presidente. Além disso, este projeto só é possível em virtude da sua confiança e esta obra terá também o seu punho.»

A finalizar a cerimónia, falou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes: «:É um momento muito feliz estar nesta cerimónia. De certeza que vamos ter aqui seleções nacionais.»