UEFA admite mudar regra e permitir que clubes com o mesmo dono disputem uma competição em simultâneo

UEFA UEFA admite mudar regra e permitir que clubes com o mesmo dono disputem uma competição em simultâneo

INTERNACIONAL16.03.202310:11

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, revelou que admite mudar a regra que não permite que clubes com o mesmo dono possam disputar uma competição em simultâneo.

Se for confirmada, a alteração pode ter impacto nas negociações que estão em andamento para a compra do Manchester United. Bin Hamad Al Thani e Jim Ratcliffe estão na corrida pela compra dos red devils, mas estão ligados a outros clubes. Bin Hamad Al Thani é apontado como estando ligado ao fundo do Catar que controla o Paris Saint-Germain e Jim Ratcliffe já é dono do Nice, de França. Segundo as regras atuais, apenas um dos dois clubes podia disputar a mesma competição europeia.

«Não estamos a pensar apenas no Manchester United. Temos cinco ou seis proprietários de clubes que querem adquirir outra equipa. Temos de ver o que devemos fazer. Temos duas opções. Ou deixamos como está ou permitimos que os clubes disputem as mesmas competições. Ainda não temos a certeza», comentou, em declarações ao programa The Overlap, do canal de Youtube do antigo futebolista Gary Neville.

«Não devemos dizer que não a um investidor que queira ter mais do que um clube, mas temos de ver de ver que regras devemos ter nesses casos. Precisam de ser rígidas. É verdade que se fores dono de dois clubes que estão na mesma competição, podes sempre dizer para um deles perder, porque queres que seja o outro a ganhar», concluiu.