Futebol Segundo a inteligência artificial: David Neres e Marcus Edwards ideais para o Milan
David Neres, extremo brasileiro do Benfica, e Marcus Edwards, extremo inglês do Sporting, conhecidos pela sua habilidade com a bola e poder de decisão no último terço do campo, foram associados ao Milan, mas no campo puramente teórico.
O sistema definido por Moneyball e criado em 2002 por Billy Beane, diretor geral da equipa de basebol dos Oakland Athletics - (deu origem a um filme, mas em 2011) - foi escolhido pela publicação italiana La Gazzetta dello Sport para definir o reforço perfeito para o Milan, que estará já à procura de jogadores ideais para as próximas temporadas. O sistema permite, pois, estudar ao detalhe todos os dados disponíveis e variáveis com o objetivo de apurar o jogador ideal e que encaixe na perfeição nas necessidades apresentadas.
O diário italiano, simulando aquele que seria trabalho do Milan, decidiu contactar três empresas especializadas na análise de registos futebolísticos e estas, com recurso à Inteligência Artificial, conseguiram definir uma lista de potenciais reforços para o clube milanês, entre eles os nomes já referidos.
A mesma notícia refere-se ainda a David Neres como um jogador particularmente dotado ao nível do drible, já em relação a Marcus Edwards é apresentado o argumento financeiro: não seria um jogador muito acessível para o Milan.
Angelo Gabriel, jogador do Santos, Michael Olise, do Crystal Palace, Roony Bardghji, Copenhaga, Nico Williams, Ath. Bilbao, Rayan Cherki, Lyon, Ademola Lookman, da Atalanta, Dango Ouattara, que representa o Bournemouth, e Joseph Paintsil, do Genk, foram também escolhidos pelo mesmo sistema.