SC Braga Ramadão: Al Musrati a chegar e a contar para Artur Jorge
O líbio Al Musrati fechou a passagem pela seleção do seu país com 81 minutos em campo frente à Tunísia no apuramento para a CAN e está hoje de regresso a Braga para dar início à preparação para o encontro com o Chaves.
O médio, que foi capitão de equipa na partida realizada em Benghazi, volta a casa bem a tempo de ser enquadrado no jogo de domingo em Trás-os-Montes e aparentemente chega sem qualquer problema físico, mas neste momento a sua condição justifica alguns cuidados por parte da equipa médica dos guerreiros.
Al Musrati está a cumprir o Ramadão desde a semana passada e de acordo com as convicções da religião muçulmana tem de jejuar do amanhecer ao pôr do Sol, procedimento que o líbio segue de forma séria e com absoluto rigor. Face a esta circunstância, será indispensável seguir alguns procedimentos fora do comum neste período, nomeadamente no que diz respeito à duração dos treinos e à carga física, obviamente aligeirados durante a abstinência.
De qualquer forma, o departamento médico do SC Braga já recolheu alguma experiência dos dois anos anteriores e tem lidado bem com a questão e além disso a resposta de Al Musrati à privação tem sido a melhor possível dentro das limitações que se reconhecem.
De acordo com as experiências recolhidas por clubes com jogadores enquadrados nesta situação especial, nota-se uma pequena oscilação física no início da terceira semana de jejum, mas esta quebra não tem sido impeditiva na alta competição.
Dentro destas expectativas, Al Musrati deverá ser titular na equipa dos guerreiros no jogo de domingo, conservando o estatuto de indiscutível no onze orientado por Artur Jorge. Mesmo num contexto especial como este, o treinador não abdica do número 8 dos guerreiros.
O francês Sikou Niakaté está nas mesmas circunstâncias de Al Musrati e também cumpre o Ramadão, mas o central não deixou Braga durante a paragem para as datas FIFA e essa particularidade acabou por facilitar um pouco a adesão ao período de jejum. Apesar das privações, Niakaté também está designado para o onze na partida frente aos flavienses.