Futebol Feminino Portugal com classe e recorde de assistência na Seleção rumo ao Mundial!
Uma vitória categórica, assente numa exibição de classe e cujo resultado peca apenas por escasso. Assim foi o triunfo português diante da Ucrânia, no último teste antes da partida para o Campeonato do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia (de 20 de julho a 20 de agosto). Mas houve mais. Talvez até a nota mais importante da partida realizada na noite desta sexta-feira no Estádio do Bessa: há um novo recorde de assistência em jogos da Seleção feminina em Portugal. Foram 20.123 os espectadores presentes no recinto axadrezado, sendo que o recorde absoluto está nos 27.221 espectadores que assistiram ao Benfica-Sporting na época passada. Um número absolutamente impressionante e que diz bem do patamar já alcançado pelo futebol feminino no nosso País. Histórico!
Dentro de campo, as comandadas de Francisco Neto responderam à altura. Chegando mesmo a ter momentos de elevada nota artística. Especialmente através da dupla Andreia Norton-Jéssica Silva. Ambas estiveram verdadeiramente 'endiabradas' e criaram inúmeros problemas à defensiva ucraniana.
Os golos de Jéssica Silva (19 e 45+2') foram o coroar de uma primeira parte de grande nível da equipa das quinas, cujo coletivo funcionou quase na perfeição. E falamos em coletivo porque Patrícia Morais não foi, sequer, colocada à prova. O que significa que as suas companheiras de equipas fizeram o que lhes competia, com e sem bola.
A etapa complementar não só sublinhou a superioridade lusitana, como a reforçou. Portugal continuou a dominar a seu bel-prazer e se houve um ponto menos positivo foi, sem sombra de dúvida, o menor critério em zonas de finalização. Porque a equipa das quinas chegou várias vezes com perigo à baliza ucraniana, mas não mais conseguiu marcar.
Nota final para os adeptos presentes no Estádio do Bessa (sublinhamos: 20.123 adeptos, um recorde absoluto na Seleção!), que, além de pintarem o recinto axadrezado com as cores nacionais, foram incansáveis no apoio às comandadas de Francisco Neto. Do início ao fim.
E esse banho de multidão, esse carinho oferecido às jogadoras nacionais será, por certo, mais um fator de motivação para que Portugal chegue ao Campeonato do Mundo ainda mais convicto de que pode surpreender o mundo do futebol. Sendo que só poderá ser surpreendido quem não tem acompanho o crescimento da Seleção Nacional. Que tem sido assente em pilares sólidos e cujo futuro se afigura cada vez mais risonho. Para já, vem aí o maior feito alguma vez alcançado por Portugal: a presença histórica num Mundial feminino.
Boa sorte, meninas! Por vocês. Por nós. Por Portugal!
Recorde o filme do jogo:
Final da partida! Portugal 2 Ucrânia 0.
Quatro minutos de tempo adicional mínimo nesta segunda parte.
83 minutos: Passe atrasado de Ana Capeta e Tatiana Pinto remata por cima da barra.
81 minutos: Dupla substituição na Ucrânia, com as saídas de Yana Kalinina e Natiia Pantsulaia, para as entradas de Tetyana Kytayeva e Iryna Kochnieva.
79 minutos: Cruzamento da direita de Carolina Mendes e só um desvio providencial de uma jogadora ucraniana impediu que Ana Capeta ficasse com tudo para marcar.
77 minutos: Tripla substituição em Portugal, com as saídas de Diana Silva, Jéssica Silva e Andreia Norton, para as entradas de Ana Capeta, Carolina Mendes e Telma Encarnação.
72 minutos: Substituição em Portugal, com a saída de Lúcia Alves para a entrada de Catarina Amado.
72 minutos: Tripla substituição na Ucrânia, com as saídas de Liubov Shmatko, Anna Petryk e Polina Yanchuk, para as entradas de Yana Malakhova, Daiana Semkiv e Inna Hlushchenko.
70 minutos: Remate de Diana Silva, dentro da área, para defesa apertada de Daryna Bondarchuk.
66 minutos: Cruzamento da esquerda de Joana Marchão e Jéssica Silva (já depois de ter iniciado a jogada com pormenores absolutamente deliciosos...) cabeceia por cima da barra.
Número oficial de espectadores presentes no Estádio do Bessa: 20.123. Recorde absoluto de público em jogos da Seleção Feminina de Portugal em jogos realizados em solo lusitano.
62 minutos: Substituição na Ucrânia, com a saída de Nicole Kozlova para a entrada de Nadiia Kunina.
60 minutos: Cartão amarelo a Anna Petryk.
58 minutos: Excelente cruzamento da direita de Jéssica Silva e Diana Silva, ao primeiro poste, desviou de cabeça e levou a bola a passar a milímetros da barra da baliza contrária.
55 minutos: Dupla substituição em Portugal, com as saídas de Ana Seiça e Dolores Silva, para as entradas de Diana Gomes e Tatiana Pinto.
Início da segunda parte!
Excelente primeira parte de Portugal. A vantagem de dois golos ao intervalo é, pode dizer-se com total convicção, escassa para a produção ofensiva da equipa das quinas.
As comandadas de Francisco Neto estão a executar na perfeição o plano de jogo traçado pelo selecionador nacional e, dessa forma, os cerca de 20 mil adeptos presentes no Estádio do Bessa estão radiantes com o último teste de Portugal antes do Campeonato do Mundo, que vai realizar-se na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.
O domínio português começou, desde muito cedo, a ser uma constante, sendo que à qualidade de passe das craques nacionais juntou-se também a pressão alta e a rápida recuperação da posse de bola.
Foi, de resto, na sequência de uma situação de pressão em zona muito subida que Jéssica Silva, aos 19 minutos, roubou a bola a uma adversária e atirou a contar.
A qualidade de jogo de Portugal continuou a ser extremamente elevada, o segundo golo poderia ter aparecido mais cedo, mas a verdade é que... apareceu mesmo. Já em período de compensação, Diana Silva assistiu Jéssica Silva e a número 10 da Seleção Nacional desviou subtilmente a bola de Daryna Bondarchuk, fazendo o 2-0.
A manter-se a toada, e até porque a Ucrânia ainda não causou perigo junto da baliza de Patrícia Morais, é bastante crível que Portugal possa aumentar ainda mais a vantagem na etapa complementar.
Intervalo! Portugal 2 Ucrânia 0.
45+2 minutos: Golo de Portugal! Passe de Diana Silva, Jéssica Silva, no interior da área, ganhou no duelo individual com duas defensoras contrárias e, à saída de Daryna Bondarchuk, desviu subtilmente para o fundo das redes. 2-0.
45+1: Livre da esquerda de Joana Marchão e cabeceamento de Diana Silva a rasar a barra.
Dois minutos de tempo adicional mínimo concedidos à primeira parte.
45 minutos: Excelente trabalho individual de Lúcia Alves pelo flanco direito, cruzamento a que não chegou Jéssica Silva por milímetros, sendo que, na sobra, ao segundo poste, Diana Silva aproveitou para rematar em arco, com a bola a sair a rasar o poste esquerdo da baliza ucraniana.
34 minutos: Canto da direita de Joana Marchão, corte incompleto de uma defensora ucraniana e Andreia Norton, junto à marca de penálti, remata de primeira, de pé esquerdo, fazendo a bola sair a rasar a barra da baliza contrária.
25 minutos: Tiro exterior de Jéssica Silva, forte, mas ao lado do poste direito da baliza de Daryna Bondarchuk.
23 minutos: Andreia Jacinto tentou a sua sorte de meia distância, mas o tiro da médio portuguesa saiu por cima da barra.
21 minutos: Remate de fora da área de Polina Yanchuk, por cima da barra da baliza defendida por Patrícia Morais.
19 minutos: Golo de Portugal! Jéssica Silva voltou a pressionar em zona muito alta, roubou a bola a uma adversária e, na cara da guarda-redes ucraniana, a número 10 da Seleção Nacional não perdoou e abriu o ativo no Bessa. 1-0.
13 minutos: Grande oportunidade para Portugal! Erro grave de Daryna Bondarchuk na tentativa de sair a jogar ainda dentro da sua grande área, recuperação de Jéssica Silva que, em desequilíbrio, remata ao lado do poste esquerdo da baliza ucraniana.
9 minutos: Remate cruzado de Lúcia Alves, já dentro da área, com Daryna Bondarchuk a ser obrigada a estirar-se ao relvado para impedir o golo português.
Início da partida!
Ucrânia: Daryna Bondarchuk; Iryna Podolska, Daria Apanashchenko C, Liubov Shmatko e Kateryna Korsun; Natiia Pantsulaia e Anna Petryk; Olha Ovdiychuk, Yana Kalinina e Nicole Kozlova; Polina Yanchuk
Treinador: Lluís Cortés
Portugal: Patrícia Morais; Ana Borges, Carole Costa e Ana Seiça; Lúcia Alves, Andreia Norton, Dolores Silva C, Andreia Jacinto e Joana Marchão; Jéssica Silva e Diana Silva
Treinador: Francisco Neto
Árbitro: Ainara Dudley (Espanha)
Já há equipas!
Portugal realiza esta noite (20.45 horas) o último teste antes da inédita presença no Campeonato do Mundo, defrontando a Ucrânia, no Estádio do Bessa, no Porto. A BOLA vai acompanhar a par e passo a prestação da Seleção Nacional neste jogo de preparação que irá ter direito a casa cheia (vai ser batido o recorde de jogos de futebol feminino em Portugal!) no recinto axadrezado. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!