Europeu Sub-21 Pauleta explica porque não há jogadores dos AA nos Sub-21
Várias seleções de sub-21 que marcam presença no Europeu, que decorre na Geórgia e na Roménia, apresentam nos convocados jogadores que jogam habitualmente nas seleções A. Em suma, decidiram atacar o Euro Sub-21 reforçando-se nas equipas principais, facto que não aconteceu com Portugal.
A opinião que a Federação Portuguesa de Futebol tem é contrária à de outros países. Ou seja, quem pertence à Seleção principal não joga nos sub-21, mesmo se falarmos de Gonçalo Ramos (melhor marcador da qualificação), António Silva, Vitinha ou de Gonçalo Inácio. Os clubes até agradecem esta posição, pois assim o período de férias dos jogadores não é condicionado pelos sub-21.
Pedro Pauleta foi questionado sobre esta realidade de Portugal e esclareceu a posição federativa: «Cada um tem a sua estratégia. Para nós o mais importante é sempre de cima para baixo. Podíamos dizer que nós fomos buscar jogadores aos Sub-19 e os AA vieram buscar jogadores aos Sub-21. Para nós a seleção A é a mais importante. É uma decisão nossa e até agora as coisas, felizmente, têm corrido muito bem. Existe uma relação de confiança enorme entre a Direção e os selecionadores de todas as seleções e achamos que a melhor estratégia é esta. O Rui Jorge fez a sua convocatória e a partir dai são estes os melhores 23 jogadores que nós temos em Portugal. Todos temos de lhes dar valor.»
Para além de ambicionar conquistar pelo título de Campeão da Europa de Sub-21 os internacionais portugueses querem também garantir a qualificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
«Queremos que todas as nossas seleções ganhem títulos. Este de sub-21 nunca ganhámos e isso demonstra a dificuldade de uma prova onde estivemos em três finais e não conseguimos vencer. É obvio que gostávamos de ganhar e se for já este ano tanto melhor. O mais importante numa seleção de sub-21 é fazer crescer os jogadores e prepará-los para as dificuldades que vão encontrar no patamar acima que é a seleção A. Neste Campeonato da Europa temos a possibilidade de garantir presença nos Jogos Olímpicos. Vamos lutar também por isso. O primeiro objetivo era passar a primeira fase, o segundo é passar às meias e conseguir o apuramento para os Jogos Olímpicos que é muito importante para o nosso país», esclareceu Pauleta.
Portugal esteve apenas representado em quatro Jogos Olímpicos com seleções de futebol: 1928, 1996, 2004 e 2016.