Notícia Patrocinada Os melhores jogos da semana
Liga dos Campeões – Oitavos de final – Sporting-Manchester City (15 de fevereiro, 20 horas)
Voltam as emoções da Champions, com a realização dos oitavos de final. E o primeiro dia desta fase da prova tem logo uma equipa portuguesa em ação: o Sporting recebe em Alvalade o Manchester City. Nada mais nada menos do que o líder (destacadíssimo) da Premier League e um dos principais candidatos à vitória final da Liga dos Campeões. Só por isso, claro, o conjunto inglês entra como grande favorito em Alvalade. A que se junta, claro, a diferença entre os orçamentos das duas equipas: o plantel do Sporting está avaliado em 251 milhões de euros, o do City em… quase mil milhões – 991 milhões, para sermos mais precisos. E fica quase tudo dito, certo? Só que, já se sabe, no futebol o dinheiro não é tudo…
Liga dos Campeões – Oitavos de final – PSG-Real Madrid (15 de fevereiro, 20 horas)
Talvez o confronto mais palpitante destes oitavos de final da Champions: Paris Saint-Germain e Real Madrid frente a frente numa eliminatória que começa hoje, em Paris. Messi, Mbappé (há dúvidas quanto á disponibilidade de Neymar), Di María, Ramos contra Benzema, Vinícius, Kroos, Modric… Enfim, uma verdadeira constelação em campo, o que por si só mostra bem quão imprevisível pode ser esta partida. Ainda assim, entram como favoritos os parisienses, por jogarem em casa e, talvez, pelo momento das duas equipas: o PSG não perde desde 24 de novembro de 2020 (para a Champions, frente ao Manchester City), o Real Madrid parece numa fase de menor fulgor: apenas uma vitória nos últimos quatro jogos – de resto, uma derrota e dois empates.
Liga dos Campeões – Oitavos de final – Inter-Liverpool (16 de fevereiro, 20 horas)
Mais uma demonstração da forma como é vista a Premier League e, se quisermos, do poder atual dos clubes ingleses, que poucas vezes não são vistos como favoritos, mesmo quando jogam em casa de outros históricos europeus. É o caso do Liverpool nesta deslocação a Milão para defrontar o Inter, em que as odds dão os reds como principais candidatos à vitória. É normal. Seja pela comparação entre os dois plantéis, seja pelo momento das duas equipas: o Inter vem numa sequência algo irregular (uma vitória, um empate e uma derrota nos últimos três encontros), o Liverpool chega a Milão com seis triunfos consecutivos, ainda mais num período em que não contava com Salah e Mané. Que já entram nas contas. Mais Luis Díaz…
Liga Europa – Play-off acesso oitavos de final – Barcelona-Nápoles (17 de fevereiro, 17.45 horas)
De volta por estes dias está também a Liga Europa, que não sendo a Champions é, ainda assim, uma competição onde pontificam alguns dos principais clubes europeus. É o caso de Barcelona e Nápoles, que se defrontam neste play-off de acesso aos oitavos de final da prova – os catalães caíram da Champions, ficando em terceiro no grupo onde passaram Bayern e Benfica, os italianos ficaram em segundo no seu grupo da Liga Europa. Favorito? Aparentemente o Barcelona, que apesar de tudo tem dado alguns sinais de retoma. Mas atenção: a juntar à intermitência do conjunto de Xavi há a qualidade e bom momento dos napolitanos – terceiros no Calcio a dois pontos do líder AC Milan e a apenas um ponto do 2.º classificado, o Inter –, que nos últimos quatro jogos somam três vitórias e um empate… precisamente contra o campeão italiano em título.
Liga Europa – Play-off acesso oitavos de final – FC Porto-Lazio (17 de fevereiro, 20 horas)
Não terá vida fácil o FC Porto nesta receção à Lazio, no regresso do Estádio do Dragão às competições europeias esta época, via Liga Europa. É que apesar do conjunto romano estar apenas em sexto lugar no campeonato italiano, estamos a falar de uma equipa que nos últimos dez jogos apenas perdeu duas vezes, nada mais nada menos do que contra AC Milan e Inter. Favoritismo entregue à equipa portuguesa, sempre muito fiável em casa e que não perde há 11 partidas – o empate com o Sporting, na última sexta-feira, colocou ponto final numa sequência de dez vitórias consecutivas. E o FC Porto aposta forte na Liga Europa…
Liga Portuguesa – Boavista-Benfica (18 de fevereiro, 20.15 horas)
O Benfica, convenhamos, seria sempre favorito nesta deslocação ao Estádio do Bessa – independentemente dos resultados que tivesse registado nos jogos anteriores ou, mesmo, esquecendo o facto de há menos de um mês ter empatado (no tempo regulamentar) na meia-final da Taça da Liga frente a este mesmo Boavista. Sê-lo-á, claro, muito mais agora que conseguiu duas vitórias consecutivas que parecem colocar a águia num voo mais seguro. Mas atenção: este Boavista de Petit não vence desde 19 de dezembro, mas… é o rei dos empates: são sete nos últimos oito encontros. Não se esperem, portanto, grandes facilidades.