UEFA Oficial: Portugal perde 6.º lugar do ranking para os Países Baixos, que 'agradecem'
Agora já não há volta a dar: os Países Baixos ultrapassaram Portugal no 6.º lugar do ranking da UEFA e, a partir de 2024/2025, a Eredivisie colocará duas equipas diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões e uma outra na 3.ª pré-eliminatória.
Face às derrotas de Benfica (Inter de Milão) e Sporting (Juventus), respetivamente nos quartos de final da Liga dos Campeões e Liga Europa, e a vitória do Feyenoord sobre a Roma, Portugal sabe que já não sairá do 7.º lugar, somando, nesta altura, 55,882 pontos, contra 59,300 dos neerlandeses.
Assim, em 2024/2025, Portugal só colocará duas equipas na Liga dos Campeões: o campeão nacional diretamente na fase de grupos e o vice-campeão na 3.ª pré-eliminatória. As restantes três vagas europeias serão distribuídas por Liga Europa (duas) e Liga Conferência (uma). O vencedor da Taça de Portugal terá entrada direta na fase de grupos e o terceiro da Liga entrará na fase de qualificação da Liga Europa. Caso o vencedor da Taça seja o campeão ou o segundo classificado do campeonato, o terceiro entrará diretamente na fase de grupos.
À Liga Conferência irá o quarto classificado do campeonato (se o vencedor da Taça for à Liga Europa) ou quinto (se o vencedor da Taça for um dos dois primeiros da Liga).
O Twitter oficial da Eredivisie agradeceu a ‘oferta’ portuguesa com um «obrigado, amigos».