«Objetivo é lutar por todos os títulos... e a Champions»

Futebol Feminino «Objetivo é lutar por todos os títulos... e a Champions»

FUTEBOL FEMININO30.05.202320:09

Natural de São Miguel (Açores), a treinadora Mariana Cabral, de 35 anos, que na tarde desta terça-feira prolongou a sua ligação ao Sporting por mais duas épocas – até junho de 2025 – confessou-se satisfeita pela demonstração e reconhecimento das suas qualidades por parte da direção dos leões, liderada por Frederico Varandas, e traçou a fasquia elevada para as próximas épocas ao leme das ‘leoas’.

«Quero agradecer ao presidente [Frederico Varandas], ao Hugo Viana [diretor desportivo], à Margarida Batlle y Font [coordenadora do futebol feminino] e, obviamente, a toda a direção e estrutura, por continuar a acreditar no nosso trabalho e pelo voto de confiança, sabendo nós que no Sporting a exigência é muito alta. Tem de ser assim, é um clube muito grande», afirmou Mariana Cabral, na tarde desta terça-feira, após a assinatura do prolongamento do vínculo ao clube, em declarações à Sporting TV, nas quais ficou patente corresponder a renovação à vontade mútua das partes envolvidas.

«A época não foi ao encontro daquilo que desejávamos, mas acreditamos muito! O clube também acredita. Essa sintonia de vontades vai continuar a fazer com que todos possamos crescer juntos», disse a treinadora.

«Conheço bem o clube, e o Sporting também me conhece muito bem. Sabemos quais os nossos pontos fortes e pontos fracos, sabemos aquilo que temos de melhorar e onde o projeto precisa de evoluir e crescer. Isso vai acontecer: quero, muito, contribuir para que o projeto cresça», destacou a açoriana, empenhada em continuar a rasgar horizontes e inovar mentalidades com o futebol feminino lusitano.

«Há muita vontade do clube para que isso aconteça. O Sporting tem contribuído imenso para que o futebol feminino em Portugal, nos últimos oito anos, tenha crescido, em todas as categorias e escalões. Isso vai continuar a acontecer, de forma muito evidente. Estamos cá para contribuir», assegurou, empenhada em valorizar as camadas jovens das ‘leoas’.

«Felizmente, o Sporting tem uma formação que é a melhor do País. O projeto vai continuar a ser esse: a valorização das nossas jovens jogadoras, da equipa e do clube. Faz parte do ADN do Sporting, não só no futebol feminino ou no futebol: é-o em todas as modalidades. E o futebol feminino, todos os anos, está a mudar drasticamente», avisou Mariana Cabral.

«A qualidade já existia, mas agora ainda há mais qualidade e quantidade. As jogadoras são diferentes em termos técnicos, no conhecimento tático do jogo, em termos físicos. E todos os anos há gerações e jogadoras novas a aparecer», ajuntou, no dia em que o selecionador, Francisco Neto, anunciou as 23 convocadas de Portugal para a estreia da Seleção Nacional feminina na fase final de um Campeonato do Mundo da FIFA, de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia.

Com apenas os dois primeiros da classificação da liga a garantirem acesso à Champions, o objetivo de Mariana Cabral ao leme das ‘leoas’ continuará a passar por chegar à melhor competição de clubes da UEFA em 2024/25… além de títulos nacionais.

«O Sporting é candidato, sempre, a ganhar todas as competições em que se encontra envolvido! É com esse pensamento que vamos, acreditando que tudo o que estiver ao nosso alcance faremos para a equipa poder conquistar competições! Isso é estar no topo», concluiu Mariana Cabral.