Nenhum campeão é líder
Festejos dos jogadores do Girona, Foto Girona/X
Foto: IMAGO

Nenhum campeão é líder

INTERNACIONAL01.11.202310:30

O caso mais surpreendente é o do Girona, em Espanha. Nice deixa PSG na segunda posição em França. Da caminhada decidida do Tottenham e do Inter ao futebol do Leverkusen

Talvez seja exagero falar em crise, mas na Europa do futebol nenhum campeão é líder nos principais campeonatos. Uns estão mais longe do primeiro lugar, outros mais perto, mas todos sem o fulgor de outros anos. O caso mais incrível é mesmo o do Girona, que reparte a liderança com o gigante Real Madrid e tem três pontos mais que o Atlético de Madrid e quatro que o campeão Barcelona, que apresentam orçamentos incrivelmente superiores.

Olhando para o plantel do Girona, talvez seja o internacional neerlandês de 33 anos, Daley Blind, formado no Ajax e com passagens por Manchester United e Bayern, o nome mais mediático, mas a força desta equipa tem sido o poder de fogo. Com 25 golos, é o melhor ataque da La Liga, a par do Atlético, e com o tridente Dovbyk (5 golos/2 assistências), Savinho (3/4) e Tsygankov (1/1) num momento de forma altíssimo.

Se Girona estava no mapa de Europa graças ao El Celler de Can Roca, restaurante dos irmãos Joan, Josep e Jordi Roca que nos rankings gastronómicos só aparece atrás do Moma de Copenhaga, agora também a equipa orientada por Míchel ganha notoriedade por um futebol que deixa água na boca.

Se no caso de Espanha ninguém se atreveria a prever campanha tão positiva ao Girona, em França a realidade não é muito diferente. O Nice, que tem mais um ponto que o campeão PSG, já tem quatro títulos de França, mas o último em 1958/1959. Destacar um nome entre o plantel do Nice acaba por levar a Khéphren Thuram e não apenas por ter já uma internacionalização por França. O médio, de 22 anos, é irmão de Marcus Thuram, do Inter, e filho de Lilian Thuram, campeão do Mundo e da Europa pelos gauleses.

Atravessando o Canal da Mancha um olhar para a Premier League, onde o Tottenham, que já não é campeão desde 1960/1961 (!), apesar de épocas com fortíssimo investimento, lidera o campeonato, deixando atrás de si dois fortíssimos pretendentes: Arsenal e Manchester City.

Não deixa de ser curioso que é no ano em que perdeu a sua maior estrela, Harry Kane, para o Bayern, que o Tottenham está a apresentar um futebol que faz sonhar os adeptos com o título inglês.

Já falámos do Bayern, que na época passada esteve perto de perder para o Dortmund, que terminou com os mesmos 71 pontos dos bávaros, mas ficou sem o título após empate em casa (2-2) frente ao Mainz na última jornada. Este ano, o Leverkusen de Xabi Alonso e com Grimaldo num grande momento de forma não só lidera a Bundesliga como tem sido a equipa que melhor futebol pratica na Alemanha.

Chegados a Itália, parece-nos normal a liderança do Inter, finalista da Liga dos Campeões na temporada passada (perdeu por 0-1 com o Manchester City), ficando perto do feito de José Mourinho, que conquistou o mais apetecido dos títulos em 2009/2010. Mesmo assim, é verdade que o Inter ganhou a Serie A em 2020/2021, mas antes é preciso recuar precisamente à época de ouro de Mourinho para ver outro título conquistado pelos nerazzurri. Com passos em falso tem estado o campeão Nápoles, que tem já sete pontos de atraso para o líder isolado.